Trabalhos 2017-18

Externato da Luz


Atividade:  D - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Seleção da época:  primavera/verão

Ementa:
Ementa saudável e sustentável proposta pelo 9ºA e 9ºB
Entrada - Creme de ervilhas
Receita:
Fazer um refogado com cebola e alho. Acrescentar batata nova e água para cozer. No final, juntar ervilhas congeladas e deixar cozer. Triturar e temperar com sal e pimenta.
Prato normal - Pescada assada com molho de tomate e batatas
Receita:
Molho: Picar alho e manjericão (talos e folhas), saltear em azeite temperado com um pouco de piri-piri. Juntar tomate pelado em lata, temperar com sal e pimenta e deixar em lume brando durante 30 minutos para engrossar. Triturar e adicionar um pouco de vinagre. Espalhar o molho num tabuleiro e colocar os filetes de pescada congelada temperados com sal e pimenta, adicionar azeitonas descaroçadas e manjericão por cima do peixe. Levar ao forno (220ºC). Servir com batatas novas cozidas.
Prato dieta - Pescada cozida com batata
Receita:
Cozer filetes de pescada congelada e batata nova. Servir com azeite, limão, sal e pimenta.
Prato vegetariano - salada de quinoa
Receita:
Cozer a quinoa com uns ramos de hortelã durante 15 minutos. Entretanto cortar cebola roxa, pepino, tomate, azeitonas descaroçadas e queijo feta. Acrescentar rebentos de soja e os vegetais cortados à quinoa fria sem os talos de hortelã. Temperar com raspa de limão, orégãos, azeite, vinagre, sal e pimenta e algumas folhas de hortelã picadas.
Salada: Alface, tomate, cenoura ralada, milho e beterraba cozida
Bebida - limonada Fruta - morangos e maçã
Ementa saudável e sustentável proposta pelo 9ºC e 9ºD
Entrada - Sopa de cenoura
Receita:
Cozer cebola, alho, curgete e cenoura durante 15 minutos. Triturar e temperar com sal e pimenta.
Prato normal - Bife de peru com molho de maçã e arroz árabe
Receita:
Para o molho: descascar e ralar grosseiramente as maçãs. Levar a lume brando com um pouco de manteiga. Adicionar um pouco de açúcar, mexer e tapar para se dissolver no sumo da maçã. Depois acrescentar raspas de limão, canela e vinagre e cozinhar durante três minutos. Adicionar água até cobrir a maçã. Cozinhar até reduzir a metade.
Grelhar os bifes de peru e cozer arroz e adicionar uvas passas e amêndoas laminadas.
Prato dieta - Bife de peru grelhado e arroz de ervilhas
Receita:
Grelhar os bifes de peru e cozer o arroz com ervilhas congeladas. Fazer o tempero à parte com azeite quente, alho e alecrim picados, sal e pimenta.
Prato vegetariano - Tofu salteado e arroz árabe
Receita:
Enxugar o excesso de água do tofu com papel de cozinha e cortá-lo em cubos com 1 cm de lado. Aquecer uma frigideira com pouco azeite e alho e saltear o tofu com cogumelos congelados. O tofu deve ficar dourado. Servir com arroz árabe.
Salada: Alface, tomate, cenoura ralada, milho, pepino e beterraba
Sobremesa - arroz-doce com canela
Fruta - laranja

Memória descritiva:
Os alunos do 9º ano criaram uma eco-ementa passível de ser aplicada no refeitório da escola. Cada turma formou 6 grupos de trabalho que apresentaram as suas propostas aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências Naturais. Os alunos tiveram em consideração a sustentabilidade das refeições porque consultaram uma lista de alimentos nacionais e típicos da época, informação do Oceanário das espécies de peixe que devem ou não ser consumidas, uma lista das carnes mais e menos saudáveis e os melhores e piores métodos de confeção dos alimentos. Assim, propuseram duas ementas à equipa do refeitório, com as respetivas receitas. Com base na tabela de valores energéticos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, procedeu-se ao cálculo do valor energético das refeições. Este projeto envolve todos os alunos e professores da escola bem como a equipa de funcionários da cozinha uma vez que estas ementas foram servidas nos dias 5 e 6 de junho no refeitório da escola.

Registo fotográfico: