Trabalhos 2017-18

Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia


Atividade:  A - brigada da cantina (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina analisou três vezes por semana os seguintes aspetos:
- Número de alunos que almoçavam;
- Número de alunos que realizaram o consumo total do prato;
- Número de alunos que realizaram desperdício alimentar;
- Relativamente à sopa e ao prato principal, número de alimentos existentes e cores dos alimentos;
- Número de alunos que fizeram ruído durante a refeição;
- Número de alunos que não respeitaram a integridade física/psicológica de outros;
- Asseio do refeitório, conservação do mobiliário e dos utensílios da cantina;
- Número de alunos que mexeram no telemóvel ou outro aparelho eletrónico durante a refeição;
- Número de alunos que lavaram as mãos antes da refeição;
- Verificação da compostagem dos alimentos crus e cozinhados;
- Verificação da separação dos resíduos;
- Verificação do aproveitamento dos restos e sobras de comida.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos encontram-se divididos em grupos de confeção da refeição para a escola, na disciplina de Cozinha. O grupo responsável pela confeção do almoço era o grupo de alunos que preenchia a ficha de observação da Brigada da Cantina.
As observações registadas eram posteriormente reunidas e analisadas pelos alunos na aula na disciplina de "O Homem e o ambiente".

Divulgação à comunidade educativa:
Os resultados das observações efetuadas foram divulgados em assembleia de alunos e analisados pelo Conselho Eco-Escola.
Da análise dos resultados, concluiu-se que:
- A maior parte dos alunos fez o consumo total do prato;
- O pouco desperdício alimentar realizado era utilizado para a compostagem (essencialmente alimentos crus);
- As sopas e os pratos principais apresentavam, normalmente, alimentos variados, com mais do que quatro cores;
- O ruído efetuado durante a refeição era esporádico;
- Não houve situações de falta de respeito pela integridade física/psicológica de outros;
- Poucos alunos lavavam as mãos antes da refeição (apenas o faziam quando após serem chamados atenção);
- A separação dos resíduos deveria ser mais cuidada (havia alguma falta de cuidado aquando da separação dos resíduos);
- De uma forma geral, as sobras de comida eram conservadas (refrigeradas ou congeladas) para serem consumidas noutra refeição.

Anexos: