Trabalhos 2017-18

Escola Básica de Santa Marta do Pinhal


Atividade:  A - brigada da cantina (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
- Higiene das mãos
- Consumo de sopa
- Consumo de fruta

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
A Escola Básica Santa Marta do Pinhal, que foi inaugurada este ano, tem vindo a desenvolver ações relacionadas com o tema "A Alimentação Saudável e Sustentável". Assim, no Dia da Alimentação foram elaborados trabalhos relacionados com ementas saudáveis, foi explorada a roda dos alimentos (ver fotos 1 e 2) e confecionadas espetadas de fruta (foto 3) e no decorrer do ano letivo, os alunos foram incentivados a trazer para a escola lanches saudáveis.
No refeitório, as docentes e as assistentes operacionais, durante a vigilância dos almoços, verificaram que muitos alunos não lavavam as mãos antes e após as refeições, alguns não comiam sopa, outros só comiam metade da mesma e muitos evitavam o consumo de fruta.
Em conselho de docentes, foi feita a reflexão sobre o que estava a suceder no refeitório e decidiu-se criar uma "Brigada da Cantina" constituída por alunos voluntários do 4.º Ano de escolaridade. A proposta foi apresentada aos alunos e alguns voluntariaram-se para pertencer à brigada, a qual passou a funcionar duas vezes por semana, desde fevereiro até à terceira interrupção letiva.
Contudo, os alunos da brigada, que se esforçaram para fazer os colegas mudar de atitude relativamente à higiene das mãos e ao consumo de fruta e de sopa, mostraram-se dececionados com os resultados alcançados.
O assunto foi novamente debatido em conselho de docentes e a forma de atuação da "Brigada da Cantina" foi reformulada. Assim, no terceiro período, os alunos pertencentes à brigada passaram a estar identificados e três vezes por semana, à hora do almoço, procuraram registar o número de alunos que não lavavam as mãos e os que comiam a sopa e a fruta (ver fotos 4, 5 e 6).
De abril a maio verificaram melhorias, mas ainda há necessidade de se continuar a atuar no refeitório, de modo a serem alcançados resultados mais positivos.

Divulgação à comunidade educativa:
A "Brigada da Cantina" e os resultados alcançados foram apresentados na reunião no conselho Eco-escolas, no dia 29 de maio de 2018.

Anexos: