Trabalhos 2017-18

Escola Básica Fonte dos Escudeiros


Atividade:  A - brigada da cantina (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina teve como objetivo monitorizar as atitudes dos alunos durante a sua permanência no refeitório da escola. Para além desse aspeto, teve também como objetivo zelar pela adoção de bons hábitos alimentares e de higiene, assim como, evitar o ruído, o desperdício alimentar e promover o bom comportamento durante a hora do almoço.
As Brigadas foram rodando de alunos ao longo dos meses e os registos foram feitos em fichas de acompanhamento, que tinham como objetivo ver os alimentos que os alunos deixavam mais. Também foram colocadas em prática em dias alternados, numa ementa de peixe e numa de carne.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Para um melhor envolvimento dos alunos nesta atividade, em todas as salas foi passado um vídeo, disponibilizado pela Câmara Municipal de Benavente, intitulado a "Maria Pereira, no Refeitório", onde apelava a que todas as crianças comessem, ser deixar desperdício nos pratos. Após esta etapa, foram criadas as Brigadas por meses e dado a conhecer o trabalho que se pretendia realizar. Estes alunos almoçavam dez minutos mais cedo, de forma a estarem disponíveis, no inicio do almoço de todos os colegas. Em pares, analisavam os restos de comida deixados pelos colegas, no prato, os comportamentos, bem como os que faziam mais barulho. Os registos eram feitos por turma e numa ficha que foi elaborada, para este fim.

Divulgação à comunidade educativa:
A Divulgação foi feita através da página do Facebook da escola, nas reuniões de conselho Eco-Escolas, nas reuniões com Encarregados de Educação, numa sessão da rádio local "Rádio Iris"- no Dia Mundial do Ambiente e numa exposição de final ano letivo, na última semana de aulas, aberta à comunidade educativa.

Anexos: