Trabalhos 2017-18

Escola Secundária de Lagoa


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
A Escola ESL desenvolveu esta atividade com alunos de turmas que integram o Núcleo de Educação Especial. Após a apresentação do tema pelas docentes, foi elaborada uma lista com alimentos sugerida pelos alunos. O questionário foi aplicado a 47 alunos de duas turmas do 7º ano.
Seguidamente, alguns alunos juntamente com a docente Anabela Frias, realizaram o tratamento dos dados recolhidos.
Os produtos trabalhados são os que apresentaram maiores valores de consumo – Bongo, Laranjada, Compal, Ice tea, água, leite com chocolate, leite normal, pão de leite, croissant, pão (papo seco), cereais (Chocapic e Estrelitas da marca Nestlé), pipocas, batata frita de pacote e batata frita confecionada em casa.
Os cálculos dos alimentos líquidos têm por base a quantidade 200 ml, capacidade da embalagem, e a informação contida nos rótulos. Quanto aos alimentos sólidos, e recorrendo ao site https://www.fatsecret.pt/calorias-nutrição, efetuamos os cálculos. Na construção do painel de alimentos, tivemos o cuidado de assumir as mesmas quantidades para todos os produtos sólidos, para que fosse mais percetível aos alunos.
Trabalhamos as quantidades de açúcar, sal e gordura, apesar de o painel representar somente o açúcar e o sal.

Características do painel:
Os materiais utilizados na elaboração do painel consistiram num aproveitamento de materiais sobrantes de outros trabalhos elaborados ao longo do ano letivo. São eles: musgami (também conhecido como EVA), pasta de modelar, rolhas de cortiça, palitos, cartolina, copos de plástico transparente, cola quente e k-line. O painel tem a dimensão de 100x70 cm e será colocado na sala de convívio/bar, pois é um local muito frequentado pelos alunos, quer para convívio como utilizado para algum tipo de refeição.

Anexos:

Registo fotográfico: