Trabalhos 2017-18

Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (CALDAS DA RAINHA)

Atividade:  B - painel dos alimentos

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Processo:
Este trabalho integrou o Plano de Turma do 6º B da Escola Básica D. João II de Caldas da Rainha e implicou a articulação das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Cívica e Matemática. Desenvolveu-se em várias fases, ao longo do ano:
1.º período
I - Em Ciências Naturais, os alunos adquiriram conhecimentos sobre tipos de alimentos, funções dos diferentes nutrientes e a importância de uma alimentação saudável e equilibrada;
II - Em Educação Cívica, a temática da promoção de hábitos alimentares saudáveis foi proposta pelos próprios alunos. Houve uma sensibilização para a necessidade da boa compreensão da informação nutricional básica que permita ao consumidor fazer escolhas adequadas e saudáveis. Recolhidas embalagens de alimentos diversos, os alunos realizaram pesquisas e apresentaram trabalhos em pequenos grupos, vários dos quais incidindo sobre “cereais de pequeno-almoço”, em que aplicaram esses conhecimentos;
Ao longo do 2.º período
III – Recolha de embalagens de cereais e tomada de decisão sobre as fases seguintes do trabalho. Foram selecionadas 30.
3.º período
IV – Em Matemática, os alunos mediram a altura de cada embalagem e calcularam a percentagem dessa altura correspondente a açúcares, para ser representada graficamente através de uma imagem sugestiva – cubos de açúcar; por outro lado, calcularam a quantidade, em gramas, de açúcares de cada embalagem e a quantas colheres ou pacotes de açúcar de 5-6 gramas correspondia. Foram ainda elaborados gráficos circulares nos cadernos e em Excel, de percentagens de açúcares e outros nutrientes;
V – As embalagens foram ilustradas pelos alunos de forma a tornar inteligível a informação obtida e, no Dia do Agrupamento, o trabalho final foi apresentado à comunidade escolar.

Características do painel:
Caixas de cereais, pacotes de açúcar, folhas de papel
Exposto na sala de aula

Anexos:

Registo fotográfico: