Trabalhos 2017-18

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém


Atividade:  A - brigada da cantina (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
1- A Brigada da cantina constituída por alunos pertencentes ao Clube do Ambiente, criou o Concurso Grande Chefe EcoAlex, onde todos os alunos da escola podiam concorrer. Este concurso teve como objetivo principal sensibilizar alunos e encarregados de educação para a temática do desperdício alimentar. O prato apresentado pelos alunos participantes era a recriação de um prato à base das sobras alimentares. Foi uma atividade com muito aderência e entusiasmo (ver anexos do concurso). 2- Outra atividade desenvolvida foi a elaboração de um inquérito feito a uma amostra de alunos representativos de toda escola. Este inquérito baseou-se no grau de satisfação do funcionamento do refeitório da escola. Foi um trabalho interessante, recolheram-se os dados, fez-se o tratamento desses dados, apresentaram-se os dados em gráficos e analisaram-se os resultados. Concluiu-se que o funcionamento do refeitório é considerado bom (ver anexos dos inquéritos). 3- Uma outra atividade realizada na escola no dia 5 de junho, foi uma sessão sobre o desperdício alimentar com turmas do 2º e 3º ciclos da escola. Decorreu muito bem, e os alunos ficaram sensibilizados para este assunto e gostaram de jogar o jogo digital trazido pelas professoras dinamizadoras desta sessão (Escola Superior de Educação de Santarém), (ver anexos sobre a sessão do Desperdício Alimentar). Foram três atividades que decorreram como inicialmente foram previstas.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos envolveram-se de forma muito boa nestas atividades já descritas anteriormente. Organizaram-se, inscreveram-se, pediram ajuda em casa, aos professores e auxiliares da escola e no dia da realização lá estava tudo como planeado.

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação destas atividades foi feita por mail para alunos, encarregados de educação e professores. Foi também feita através do blog da escola e em cartazes afixados em vários pontos estratégicos da escola, nomeadamente na sala de alunos e professores. Os alunos da Brigada da cantina tiveram um papel importante na divulgação, uma vez que iam passando a palavra uns aos outros.

Anexos: