Trabalhos 2017-18

Escola Pátio da Inês


Atividade:  B - painel dos alimentos (para todos)

Escalão:  1º escalão: Jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Processo:
Antes de elaborar o inquérito questionou-se a um grupo de alunos quais os alimentos e as bebidas que mais gostam e quais achavam que tinham mais e menos açúcar. Com base nesta informação elaborámos um inquérito no qual constavam alguns desses alimentos e outros que considerámos também importante. O inquérito foi enviado para casa para os pais responderem com os seus filhos, num total de 110 inquéritos, do qual resultam os alunos que frequentam o Pré-escolar e o 1ºCiclo. Depois de feito o levantamento de respostas seleccionámos onze alimentos que tinham sido os mais escolhidos pelas crianças, nomeadamente, quatro bebidas, duas bolachas, uns cereais, duas guloseimas, uma sobremesa e algo para barrar no pão. A nossa escolha foi baseada nestes alimentos uma vez que o nosso painel se baseia na quantidade de açúcar existente. Os nossos cálculos baseiam-se na quantidade consumida por uma criança e não para 100g, por exemplo. Por exemplo, relativo ao pacote de gomas o nosso cálculo foi baseado para quatro gomas, tal como o chocolate, para duas barras e os cereais, a quantidade para uma taça. Todos os outros alimentos são relativo à embalagem em mostra. Apesar de estar afixado também o rótulo da embalagem e sublinhado a uma cor diferente, sentiu-se a necessidade de acrescentar uma legenda de baixo do açúcar para uma melhor compreensão. O açúcar foi pesado numa balança e de seguida colocado em embalagens transparentes, assim foi a forma que encontrámos de se ter uma melhor percepção da quantidade de açúcar existente.

Características do painel:
Reutilizámos uma tela grande, com mais de 1m de altura que já não era utilizada e pintámos a base de preto. No computador escrevemos o título e a quantidade de açúcar existente em cada embalagem para posterior legenda. Tirámos fotografia ao rótulo de cada embalagem e também imprimimos. Reunido todo o material, dividimos a tela de maneira a caber cada produto e suas características. O traço foi feito de tinta branca e pinceis. Depois de a tela estar pronta pesámos numa balança de cozinha o açúcar e metemos dentro dos frascos transparentes que já existiam na escola. Depois de tudo pronto colámos com cola quente e cola líquida. O painel foi afixado no hall de entrada da escola onde normalmente são feitas as exposições com a finalidade de mostrar também aos pais a quantidade de açúcar existente nos alimentos que os filhos mais consomem. Mais tarde estará exposto no nosso refeitório onde permanecerá.

Anexos:

Registo fotográfico: