Trabalhos 2017

Externato Padre António Vieira


Atividade:  E - eco-ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, sec/profissional)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Sopa: Creme de Espinafres e Cenoura.
Prato Principal: Lascas de Bacalhau do Atlântico em cama de Alho francês e Couves com Batatas assadas a murro.
Sobremesa: Iogurte natural com Morangos e Açúcar mascavado e um fio de Mel e hortelã.
Bebida: Sumo de Maçã, Cenoura e Laranja.

Memória descritiva:
As ementas foram elaboradas com os alunos do 6º ano, após pesquisa individual e de trabalho recolhido junto dos seus familiares, professores e funcionários da escola, com orientação da professora de ciências. Pensou-se em pratos simples que possam ser adotados pelo refeitório da escola e com base nos príncipios da Piramide Mediterrânica , de acordo com a época, a região, balanço nutritivo e valor económico.
A sopa foi escolhida entre todos os alunos com a preocupação de utilizar os legumes da época e das hortas de familiares. Não se usa batata, sendo substituida por corgete e abobora, sendo usada batata nova no acompanhamento do prato príncipal.
A opção das lascas de bacalhau prevaleceu sobre os lombos ,que inicialmente tinham sido escolhidos, por serem mais atrativos para os alunos que tendem a não ser recetivos ao bacalhau. A escolha do bacalhau recaiu por ser um peixe muito usado no nosso país e de elevada qualidade nutritiva e pouco gordo.
A sobremesa venceu a opção de iogurte natural com morangos, ou outra fruta da época, em vez de ser só fruta por ser mais completa e agradável .
A bebida optou-se por sumo de maçã, cenoura e laranja não concentrado para ser suave e agradável fresco e aromatizado com gengibre.
Todos os alunos pesquisaram e trabalharam em grupo de acordo com as informações recolhidas e temas. Preocuparam-se com a origem dos produtos e modo de produção, a quantidade de açucares e outros aditivos, sobretudo nas bebidas.
Adquiriram conhecimento da sazonalidade dos produtos quer vegetais quer animais e sustentabilidade ambiental. Como preservar a biodiversidade e sobrevivência das espécies sobretudo as animais tendo em conta a época de captura e tamanho, percebendo que assim o consumidor também assegura a aquisição de um produto melhor e a preços melhores.
Alguns alunos tem hortas de varanda com aromáticas e legumes. Outros tem familiares com pequenas quintas de produção biológica. Ainda outros alunos habitualmente adquirem produtos em cabazes biológicos de quintas próximas e que fazem entrega a casa. E outras famílias compram frequentemente no comércio de produtos biológicos da zona.
O Valor nutricional, da ementa foi avaliada na tabela de composição de alimentos do Instituto Ricardo Jorge.

Registo fotográfico:

Informação extra: