Trabalhos 2018/2019

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Amadora ( 1 trabalho )

Escola Secundária Mães d'Água (Amadora)

Os aspetos analisados pela Brigada da Cantina foram os seguintes - Promover o consumo da totalidade do prato, por forma a minimizar o desperdício alimentar. - Verificar que alimentos são feitos as sopas. - Verificar a higiene das mãos da […]

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Arganil ( 1 trabalho )

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

- avaliação do ruído - avaliação da higiene das mão - avaliação do consumo da refeição - avaliação das cores presentes no prato; - avaliação da higiene/conservação das instalações - avaliação da reciclagem dos resíduos alimentares/outros […]

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Arouca ( 1 trabalho )

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Higiene; prato completo; ruído; limpeza das instalações; separação dos resíduos; destinos dos restos de comida; ambiente de convívio; Qualidade da comida servida (prato, sopa, sobremesa) […]

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Benavente ( 1 trabalho )

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

- Verificar a higienização das mãos dos colegas antes de almoço. - Estar atento ao consumo da totalidade da refeição, como forma a minimizar o desperdício alimentar. - Verificação dos níveis de ruído à hora de almoço. - Zelar pela […]

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Coimbra ( 2 trabalhos )

Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)

A Brigada da Cantina, composta por quatro aluno (por dia), efetuou ao longo do segundo período, de 5 de fevereiro a 5 de abril, verificações semanais dos seguintes temas: - desperdício alimentar; - cor dos alimentos; - higiene das mãos; […]

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Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Coimbra)

Segundo o mais recente relatório acerca do desperdício alimentar no mundo, levado a cabo pela FAO, a cada ano, mais da metade de todas as frutas e vegetais produzidos globalmente são perdidos ou desperdiçados. Deste relatório é ainda possível concluir […]

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Évora ( 1 trabalho )

Escola EB de Canaviais (Évora)

A Brigada da Cantina continua focada nas suas tarefas e assume um papel fundamental nesta hora da refeição. - Estar atento ao consumo da totalidade da refeição de forma a minimizar o desperdício alimentar. - Verificar a higienização das mãos […]

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Fafe ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Os aspetos analisados pela Brigada foram: o consumo da totalidade do prato; Verificação dos alimentos presentes nas sopas; quantas cores de alimentos existem em cada prato e/ou menu; a preservação, conservação e asseio das instalações do refeitório; verificação a quantidade […]

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Faro ( 1 trabalho )

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

Ao longo deste ano letivo foram trabalhados três temas: desperdício alimentar, nutrição e atividade física. - Desperdício Alimentar: decorreu um seminário intitulado "Gestão de capitações de géneros alimentícios em refeitório escolar" (março de 2019) com a nutricionista da escola em […]

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Figueira da Foz ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

A Brigada da Cantina 2018/19 teve como objetivo fazer o levantamento de quantos alunos é que utilizavam o telemóvel enquanto estavam a fazer a sua refeição na cantina da escola. O período de observação decorreu entre o dia 1 de […]

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Gondomar ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária de Rio Tinto (Gondomar)

• Promover o consumo da totalidade do prato, por forma a minimizar o desperdício alimentar. • Verificar a higiene das mãos da comunidade educativa antes do inicio da refeição. • Verificar a quantidade de alunos e restante comunidade educativa que […]

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Escola EB 2,3 Frei Manuel de Santa Inês (Gondomar)

- Ajuda aos alunos do 5º ano; - Verificação dos alunos que consomem sopa e/ou fruta; - Verificação do nº de alunos que deixam comida no prato - Conservação e asseio do espaço; - Verificação da higiene das mãos; - […]

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Guimarães ( 2 trabalhos )

EB1/ JI de Teixugueira - Silvares (Guimarães)

Normas de higiene das mãos e do espaço de refeição. Quantidade de desperdícios. Cumprimento das regras do refeitório. […]

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Escola Básica de Serzedo (Guimarães)

Desde que começou a brigada da cantina, as regras/comportamento vieram a mudar para muito melhor. Os aspectos mais negativos que se registam são ainda a nível de higiene pessoal, lavagem das mãos antes e depois das refeições; a lavagem dos […]

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Lisboa ( 1 trabalho )

Escola EB1 Eurico Gonçalves (Lisboa)

1. Ementa 1.1. Quantas cores de alimentos tem o menu do dia? Sopa____ prato principal _____ fruta ou doce ______ 1.2. Observa 6 alunos. Comeram tudo o que tinham no prato? Regista aqui quantos comeram toda a sopa _____. Não […]

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Loures ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Mário Sá Carneiro (Loures)

Promover hábitos de alimentação saudável. Incentivar à separação de resíduos. Incutir hábitos de reutilização/ reciclagem de resíduos. Promover a compostagem de resíduos orgânicos gerando composto para a horta da escola. […]

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Mafra ( 2 trabalhos )

Escola Básica da Venda do Pinheiro (Mafra)

alimentos saudáveis […]

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Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

- quadro de análise (tabela de dupla entrada) das preferências alimentares das crianças, com os seguintes critérios: gosto, não gosto, ainda não provei, provei mas não gosto. […]

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Marinha Grande ( 1 trabalho )

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

- Verificação e monitorização de higiene na cantina; - Verificação dos alimentos da sopa; - Verificação dos alimentos no prato (cores); - Verificação hábitos de compostagem; […]

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Miranda do Corvo ( 1 trabalho )

Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)

- Higiene; - Desperdícios alimentares; - Composição das ementas; - Comportamentos na cantina. […]

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Mortágua ( 1 trabalho )

Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua)

Os aspetos analisados pela Brigada da Cantina foram a higienização das mãos, o consumo de sopa, salada e fruta, o barulho e o desperdício alimentar. Esporadicamente os elementos da Brigada colaboraram no controlo das entradas de alunos na cantina. […]

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ODIVELAS ( 1 trabalho )

Escola Básica da Pontinha (ODIVELAS)

Os aspetos analisados pela brigada foram os seguintes: 1. Verificar de que alimentos são feitos as sopas; 2. Verificar quantas cores de alimentos existem normalmente em cada prato e/ou menu. 3. Verificar a higiene das mãos 4. Verificar os níveis […]

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Oeiras ( 1 trabalho )

Escola Básica Conde de Oeiras (Oeiras)

Pela Brigada da Cantina foram analisados os seguintes aspetos: 1 - Quantos alunos levam sopa? 2 - Quantos alunos levam fruta? 3 - Qual a quantidade de comida no prato no fim da refeição? 4 – Qual é o nível […]

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Portimão ( 2 trabalhos )

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

- Algum desperdício -Consumo em excesso de arroz/massa -Pouco consumo de legumes/fruta -Alunos bebem pouca água […]

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Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

Foi aplicado um questionário na cantina e bufete, em horário de almoço a alunos e funcionários, que tinha como objetivo além de monitorizar atitudes, sensibilizar também para a diminuição de desperdício alimentar e sustentabilidade no consumo, para a adoção de […]

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Porto ( 1 trabalho )

Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Tendo por base uma alimentação saudável e sustentável, foi verificado que os discentes do Colégio D. Dinis, ingerem uma quantidade elevada de bebidas açucaradas. Assim, foram dinamizadas atividades que tinham como objetivo mudar os hábitos pouco saudáveis dos discentes e […]

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Proença-a-Nova ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

1- Desperdício Alimentar 2- Consumo de àgua 3- Separação dos resíduos de plástico pelas cozinheiras - colocados em sacos amarelos […]

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Sabrosa ( 1 trabalho )

Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)

- Saber fazer fila no refeitório. - Saber estar a mesa. - Não desperdiçar comida. - Respeitar os funcionários e os outros alunos. - Saber levantar e arrumar o seu tabuleiro. - Saber fazer silencio. […]

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Santarém ( 1 trabalho )

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

A Brigada da Cantina da escola recolhe semanalmente restos de produtos vegetais (cascas de cebolas, cenouras, batatas e outros vegetais inúteis) para compostagem. Vai verificando/fiscalizando os desperdícios alimentares no final das refeições, se há muitos alunos que não levam sopa […]

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São João da Madeira ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de S. João da Madeira (São João da Madeira)

Foi elaborado um regulamento para o concurso Alimentação+ Desperdício - por se verificar que diariamente na cantina da escola os alunos não consomiam na sua totalidade a refeição do dia. Com a criação da Brigada da Cantina,, esta pretendeu este […]

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Seixal ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 da Cruz de Pau (Seixal)

Quem como sopa Quem come fruta Quantidade de alimentos que vão no prato A importância do pão para alguns alunos […]

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Sintra ( 1 trabalho )

Escola EB1/JI da Rinchoa (Sintra)

Foi escolhido, em contexto de sala de aula, os responsáveis pela verificação e organização do espaço de refeitório. […]

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Vila Nova de Famalicão ( 2 trabalhos )

Escola EB Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Análise do prato servido e verificação da quantidade de legumes e saladas. Qualidade da fruta. Ruído na cantina. Regras à mesa. Recolha dos tabuleiros (colaboração). […]

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Escola EB de Antas (Vila Nova de Famalicão)

Ementa - cores do prato principal; Nível de ruído; limpeza do espaço; higiene pessoal; consumo da refeição. […]

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Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 7.ºA desenvolveram, entre outras atividades, dois desafios propostos pelo Programa Eco-Escolas integrados no tema “Alimentação Saudável e Sustentável”, designadamente a Brigada da Cantina e o Painel dos Alimentos do […]

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Viseu ( 1 trabalho )

Escola EBI/S Jean Piaget (Viseu) (Viseu)

A atividade da brigada da cantina passou pelas seguintes áreas: - Incentivo aos alunos de maior consumo de fruta, vegetais e sopa, uma vez que se verificou através da observação presencial na cantina que a maioria dos alunos não consumia […]

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Amadora ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Cardoso Lopes (Amadora)

O `Painel dos Alimentos do Mar” foi uma atividade desenvolvida no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, tendo sido dinamizada nas cinco turmas de 6º Ano da Escola EB 2, 3 Cardoso Lopes, envolvendo as disciplinas de Português, […]

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Anadia ( 1 trabalho )

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Memória descritiva Os alunos da turma B, do 8ºano construíram o inquérito que se anexa. O inquérito foi passado a 70 alunos da escola do segundo e terceiro ciclos. Feito o tratamento dos dados , chegou-se às 6 espécies mais […]

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Arganil ( 1 trabalho )

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

• Resultados do Inquérito/observação Através das respostas às 10 questões do inquérito obtiveram-se os seguintes resultados: A grande maioria dos alunos almoça na cantina escolar (38), apenas 3 vão almoçar a casa; O peixe entra no almoço ou no jantar […]

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Arouca ( 1 trabalho )

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Os alunos que frequentam o Clube Eco-Escolas iniciaram este trabalho a verificar as ementas, selecionando os recursos piscatórios ingeridos na cantina. Deste levantamento selecionaram-se cinco, o bacalhau, a abrótea, o atum, as lulas e a pescada. Cumprida esta etapa, pesquisaram […]

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Aveiro ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

O inquérito incluía a listagem de sete espécies de peixes. Os alunos inquiridos respondiam colocando uma cruz nas espécies de peixes mais consumidas por eles, havendo a possibilidade de acrescentar outra(s) opção(opções). Este inquérito foi aplicado a uma turma de […]

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Benavente ( 2 trabalhos )

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

O painel dos peixes foi trabalhado com alunos do 1º ano, no Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Numa fase inicial foi visualizado um pequeno filme sobre as espécies marinhas e as histórias de peixes. Posteriormente realizou-se um debate e […]

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Escola EB1 das Acácias (Benavente)

Os alunos da turma do 4G2 da Escola Básica das Acácias começou por fazer uma pesquisa sobre a espécie marinha mais consumida em suas casas. Depois do levantamento de dados, um grupo de alunos fez pesquisas, a pares, sobre as […]

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Braga ( 1 trabalho )

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

1) Como os alunos são muito jovens foi feito um inquérito oral a uma das cozinheiras da cantina da Escola para saberem qual o nome dos peixes que costumam confeccionar para os almoços na Escola. 2) Foram referidos: Pescada; Atum; […]

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Castro Daire ( 1 trabalho )

Escola EB nº2 de Castro Daire (ex. EB 2,3 de Castro Daire - Agrup.) (Castro Daire)

MEMÓRIA DESCRITIVA - Painel dos Alimentos do Mar - Na construção do "Painel dos Alimentos do Mar" estiveram envolvidos todos os alunos da escola e a sua elaboração envolveu seis etapas: 1ª Etapa: ELABORAÇÃO DOS INQUÉRITOS - esta etapa foi […]

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Chamusca ( 2 trabalhos )

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

Os alunos de 9º ano foram convidados a investigar que tipo de peixes eram servidos no refeitório escolar, ao longo dos meses de setembro de 2018 a fevereiro de 2019.Trabalhando em pequenos grupos apuraram as espécies que eram servidas com […]

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Universidade Sénior da Junta de Freguesia da Carregueira (Chamusca)

Relativamente ao inquérito/observação acerca do Painel dos Alimentos "MARIAS", foi efetuada uma comparação de açúcares de diversas bolachas "Maria" e elaborado um painel dos alimentos. De forma geral os alunos acharam a atividade interessante, com relevante importância do tema abordado, […]

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Coimbra ( 1 trabalho )

Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

No inquérito verificamos que as crianças comem um pouco de tudo, mas preferem os doces e salgados prontos a comer. Com a colaboração de uma aluna do Curso Nutrição e Dietética da ESTSC fizemos uma apresentação da roda dos alimentos. […]

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Évora ( 1 trabalho )

Associação Mãe Galinha (Évora)

O cartaz dos alimentos foi elaborado na sala do pré-escolar (3 aos 6 anos) e é o resultado de um trabalho de pesquisa que envolveu o grupo de crianças da sala, a comunidade educativa e os pais das crianças da […]

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Faro ( 1 trabalho )

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

Resultados do inquérito Foram obtidas 27 respostas após envio de formulário a todos os estudantes. Foi questionado o nº de alimentos que consumiam mais frequentemente (seleção de 6 opções a partir de 25 tipos de pescado diferentes). As estatísticas de […]

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Figueira da Foz ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

As espécies que os alunos mais consomem e que resultam do inquérito realizado são: atum, bacalhau, pescada, dourada, carapau e salmão. Com base nesta lista de peixes, os alunos elaboraram um documento onde apresentam: as suas características, origens geográficas, benefícios […]

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Gondomar ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Frei Manuel de Santa Inês (Gondomar)

Perguntou-se aos alunos e às funcionárias da cantina qual o peixe mais consumido/confeccionado. A partir daí os alunos fizeram uma pesquisa sobre as 6 espécies de peixe mais consumidas pelas crianças e jovens, onde se recolheram dados como: nome; nome […]

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Jardim de Infância de Portelinha Nº 1 (Gondomar)

Iniciamos o trabalho fazendo um questionário às famílias para sabermos quais as espécies que mais consomem, a sua origem geográfica, os seus conhecimentos sobre os benefícios e malefícios do seu consumo. Após o tratamento dos dados recolhidos selecionamos os peixes […]

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Guimarães ( 2 trabalhos )

Escola EB1 do Carreiro - Lordelo (Guimarães)

Uma das formas encontradas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis foi assinala o dia Mundial da alimentação. Em cada turma foi promovida a reflexão sobre a importância da atitude de todos como consumidores finais na preservação dos recursos alimentares […]

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Escola Profissional Profitecla - Guimarães (Guimarães)

A turma RST16 do Curso Técnico de Restauração Bar elaborou um inquérito sobre o consumo de peixe no agregado familiar. Nesse inquérito questionavam o número de vezes por semana do consumo de peixe, qual o tipo de peixe, o local […]

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Ílhavo ( 1 trabalho )

Escola Básica da Gafanha da Encarnação (Ílhavo)

Os alunos que elaboraram o trabalho pertencem ao ensino especial e tinham um historial de reduzido consumo de água e muitos refrigerantes. […]

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Lagoa (Açores) ( 1 trabalho )

Escola Básica Integrada de Lagoa (Lagoa (Açores))

Resultados do inquérito/observação, espécies selecionadas, a sua origem geográfica e os benefícios e malefícios do seu consumo, relativamente à sustentabilidade e impactos na saúde do consumidor O Painel dos Alimentos do Mar foi realizado durante as sessões do Clube de […]

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Lisboa ( 1 trabalho )

Escola EB1 Eurico Gonçalves (Lisboa)

1- As espécies marinhas mais consumidas pelos alunos, são: - Bacalhau -Peixe-espada -Pescada -Salmão -Atum (enlatado) -Lula -Chocos -Dourada -Red fish ou cantarilho 2- A sua origem geográfica: O bacalhau… Hoje em dia, Portugal tem uma frota de bacalhoeiros, que […]

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Loulé ( 1 trabalho )

Escola EBI Professor Dr. Aníbal Cavaco Silva (Loulé)

Os alunos realizaram diferentes pesquisas sobre alimentação biológica e elaboraram cartazes para sensibilizar o consumo. […]

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Loures ( 1 trabalho )

Colégio Bartolomeu Dias (Loures)

Os alunos formaram grupos de 5 e cada grupo selecionou um de três produtos a investigar/trabalhar: gorduras, bebidas, produtos açucarados e chocolates açucarados. Os trabalhos integraram uma campanha desenvolvida durante a Semana Eco-Escola: "Desintoxica-te". Os alunos investigaram sobre os produtos […]

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Mafra ( 2 trabalhos )

Escola Básica da Venda do Pinheiro (Mafra)

todos os alunos contribuíram com alimentos para a roda dos alimentos, os quais foram doados a uma insttuição social. […]

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Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

Esta atividade foi realizada em articulação com uma encarregada de educação que explorou a pirâmide dos alimentos com as crianças, terminando a atividade com um jogo de consolidação dos conhecimentos adquiridos. Realçou a importância de uma alimentação saudável. […]

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Marco de Canaveses ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

Foi realizada uma pesquisa por alunos do 5º F sobre espécies de pescado da costa portuguesa, nomeadamente: sardinha, sargo, corvina, pescada, carapau, robalo, dourada e cavala. Foi feita uma descrição das principais características de cada peixe e a sua importância […]

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Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC (Marco de Canaveses)

O trabalho consiste em construir um painel informativo, onde são coladas embalagens de diversos produtos, vendidos no bar, onde é identificada a quantidade de açucar que cada uma contém. O objetivo é sensibilizar e informar a comunidade escolar sobre a […]

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Marinha Grande ( 1 trabalho )

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Foi realizado um inquérito aos alunos do EB 1º Ciclo da Escola Pátio da Inês sobre os hábitos alimentares dos alunos, mais diretamente relacionado com as espécies marinhas que conhecem e consumem. As espécies que os alunos selecionaram para a […]

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Matosinhos ( 2 trabalhos )

Escola EB 2,3 Irmãos Passos - Guifões - Matosinhos (Matosinhos)

Confecção de compota com redução de açúcar para metade com produtos da horta e das árvores do recinto escolar. confeccionei compota de abóbora e Marmelada. confeccionei compota de Pêra sem açúcar onde pode ser degustado pelos alunos. […]

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Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Este trabalho foi proposto aos docentes da EB Sendim, seguindo as orientações do desafio do programa Eco-Escolas. Aderiram todos os docentes. Participaram 7 turmas (2 do pré-escolar e 5 do 1º ciclo prefazendo uma média de 156 alunos). 1ª Etapa […]

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Moita ( 1 trabalho )

Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

Espécies selecionadas/tamanho mínimo de captura/origem de captura: Bacalhau – Oceano Atlântico Sardinha (11 cm) Portugal – Oceano Atlântico Carapau (15 cm) Portugal – Oceano Atlântico Salmão (55 cm) Noruega – Oceano Atlântico Dourada (19 cm) Portugal – Oceano Atlântico Atum […]

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ODIVELAS ( 2 trabalhos )

Escola Básica da Pontinha (ODIVELAS)

Tendo como ponto de partida a problemática do plástico nos mares do nosso planeta, a turma pesquisou sobre as espécies de peixe mais consumidas no nosso país, nomeadamente as espécies e quantidades. Para a construção do painel foi usada a […]

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Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)

Os alunos realizaram pesquisas na Internet sobre espécies de peixes marinhas, em especial as que são consideradas em risco de extinção. Foram várias as espécies selecionadas, nomeadamente: a sardinha, o bacalhau, o atum e o salmão. Deram especial atenção à […]

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Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )

Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)

Por convite do projeto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Loureiro, uma turma do quinto ano, da turma A, idealizaram e realizaram, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, em colaboração com as disciplinas de Educação Visual, Matemática e Ciências Naturais, […]

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Peso da Régua ( 1 trabalho )

Escola Secundária João de Araújo Correia (Peso da Régua)

Foi elaborado um inquérito sobre o consumo de espécies piscícolas consumidas pelos alunos da turma. Deste resultou a seguinte informação: os peixes mais consumidos são o salmão, dourada,bacalhau, pescada, atum, sardinha e robalo. Posteriormente, os alunos, em grupo, pesquisaram sobre […]

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Portimão ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Júdice Fialho (Portimão)

O projeto foi apresentado às turmas pelos professores de Ciências, no âmbito do conteúdo alimentação saudável e de Educação Visual no âmbito do conteúdo património. O painel dos Alimentos/Peixes foi elaborado a partir do questionário realizado pelas turmas do 6º […]

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Porto ( 3 trabalhos )

Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Tendo por base os temas “Mar Sentido”, tema global do colégio D. Dinis para as atividades a serem desenvolvidas neste ano letivo, o tema Mar do Eco-Escolas e a Semana da Alimentação Saudável e Sustentável, foram desenvolvidas diversas atividades alusivas […]

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Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)

As espécies selecionadas foram : Peixe -Lua; sardinhas; salmão; robalo:atum;Gorás e camarão. Os seus benefícios e malefícios estão descritos nas fotos anexas. […]

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Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

Neste trabalho, a turma do 1ºTRCP-A (Curso Profissional de Cozinha) da Escola Profissional Infante Dom Henrique, optou por conjugar onze espécies marinhas em conformidade com outro projecto em que participa - Calendário do Mar (não foi possível incluir as dozes […]

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Proença-a-Nova ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (Proença-a-Nova)

1º- Foi feito um inquérito aos alunos do 2º ciclo para saber a frequência do consumo de peixe, quais os peixes mais consumidos e o local de consumo de refeições de peixe. 2º- Foi feito o tratamento do inquérito 3º […]

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Santiago do Cacém ( 1 trabalho )

Escola Básica Professor Arménio Lança (Santiago do Cacém)

Os vários ciclos realizaram atividades diversas, nomeadamente, medição do índice alimentar, visionamento da reportagem "Nós somos o que comemos" e Futebol Alimentar, a partir das quais foi possível verificar que ainda existe muito trabalho a fazer relativamente à noções de […]

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Santo Tirso ( 1 trabalho )

Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)

A primeira fase do trabalho de projeto decorreu durante o 1º e 2º períodos, na disciplina de Ciências Naturais, integrada no projeto de Flexibilidade curricular para o 8º ano. O trabalho consistiu num projeto de pesquisa sobre as espécies mais […]

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São João da Madeira ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de S. João da Madeira (São João da Madeira)

No âmbito do tema das equipas educativas “Uma cidade Sustentável”, as turmas do 6º ano foram convidadas a abordar a temática da alimentação saudável e sustentável e do consumo de espécies piscícolas pelos alunos. Este trabalho teve a colaboração dos […]

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Seixal ( 2 trabalhos )

Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

Após a visita ao Museu Oceonográfico da Arrábida, a turma começou a estudar as várias espécies marinhas ameaçadas. também no ambito deste projeto, realizamos várias visitas, como ao mercado de rua, onde encontramos a peixeira que ao questioná-la sobre o […]

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Colégio Parque do Falcão (Seixal)

Numa primeira instância foi realizado um inquérito aos Encarregados de Educação. Os resultados trabalhados foram apresentados no gráfico (em anexo). Desta forma, os peixes selecionados foram: bacalhau, sardinha, carapau, dourada, salmão e pescada. Após essa seleção, os alunos do 1.ºano […]

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Sintra ( 3 trabalhos )

Centro Social Paroquial de São João das Lampas (Sintra)

Os peixes estão identificados e em cada um está escrito de onde vem, a qual oceano pertence e a sua composição para a nossa saude. Alguns trabalhos estão compostos com algum plástico ou lixo identificativo dos problemas ambientais existentes […]

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Escola EB de Lopas (Sintra)

A atividade “ Painel dos Alimentos - Peixes” foi atribuída às turmas de 3.º ano, na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas. O trabalho foi desenvolvido ao longo de várias etapas, contando com a participação de todos os alunos das duas […]

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Escola EB1/JI da Portela de Sintra (Sintra)

No âmbito Eco-Escolas, para o concurso “Painel dos Alimentos”, este desafio foi realizado pelas crianças da A.A.A.F. da EB1 JI da Portela de Sintra com a ajuda das monitoras. Primeiramente, as monitoras começaram por explicar quais os objectivos deste programa, […]

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Soure ( 1 trabalho )

Escola Básica de Gesteira (Soure)

Após inquérito realizado aos alunos e aos encarregados de educação, onde se perguntou quais os peixes mais consumidos pelas crianças, decidiu-se pesquisar, na internet, sobre a sua morfologia, origem, tamanho de captura, sua sustentabilidade, artes de pesca e impacto na […]

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Vila Nova de Famalicão ( 3 trabalhos )

Escola Básica de Boca do Monte (Vila Nova de Famalicão)

Primeiramente cada professor fez na sala de aula um inquérito para saber quais as espécies de peixe mais consumidas em casa pelos alunos de cada turma. Paralelamente foi também feito por um pequeno grupo de alunos, do Conselho Eco-Escolas, o […]

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Escola EB de Avidos (Vila Nova de Famalicão)

Na aula de Desenvolvimento do Plano Turma, disciplina não curricular, iniciou-se o trabalho com a análise de várias ementas semanais dos almoços servidos na nossa cantina, a 92% dos alunos da escola. Os alunos foram chamados à atenção para os […]

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Escola EB de Lagoa (Vila Nova de Famalicão)

Na aula de Desenvolvimento do Plano Turma, disciplina não curricular, iniciou-se o trabalho com a análise de várias ementas dos almoços servidos na nossa cantina da escola. Os alunos foram chamados à atenção para os diferentes peixes servidos. Tendo constado […]

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Vila Nova de Gaia ( 2 trabalhos )

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

A escolha das espécies a integrar no painel foi ao encontro não só de alguns peixes tipicamente portugueses como também dos peixes mais consumidos no refeitório do Colégio de forma a familiarizar os alunos com as espécies e assim fomentar […]

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Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 7.ºA desenvolveram, entre outras atividades, dois desafios propostos pelo Programa Eco-Escolas integrados no tema “Alimentação Saudável e Sustentável”, designadamente a Brigada da Cantina e o Painel dos Alimentos do […]

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Vila Nova de Poiares ( 1 trabalho )

Escola EB1 de Vila Nova de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Após diálogo com os alunos sobre as espécies mais consumidas em casa. Elaborou-se um questionário para ser respondido em casa, com a ajuda dos pais. Com este questionário fez-se um gráfico das esécies consumidas pelos alunos da turma. Pediu-se então […]

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Vila Verde ( 1 trabalho )

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

O Painel dos peixes foi elaborado pelos alunos do 2ºano do curso Técnico de Restauração-Cozinha/Pastelaria. No início do ano letivo a turma abraçou o projeto da alimentação saudável com muito empenho e dedicação. Além das eco-ementas, a turma realizou um […]

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Viseu ( 1 trabalho )

Escola EBI/S Jean Piaget (Viseu) (Viseu)

O trabalho incidiu sobre a roda dos alimentos, com ênfase para uma alimentação equilibrada e variada. A sua realização decorreu nas aulas de Ciências da Natureza e foi acompanhada pela professora da disciplina. […]

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Alcobaça ( 1 trabalho )

Centro Escolar de Alcobaça (Alcobaça)

Nesta escola já há grande envolvimento numa alimentação saudável. Esta turma mostrou interesse em participar numa atividade relacionada com a alimentação. A nutricionista terminou com uma receita sendo a própria a selecionar os alimentos. […]

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Amadora ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Prof. Pedro d'Orey da Cunha (Amadora)

1ª Candidatura: Frutas e legumes foram adquiridos numa frutaria perto do Agrupamento de Escolas da Damaia; foram lavados, descascados, cortados e colocados em caixas e tabuleiros por cores e formas não desprezando as cascas; a fotocópia da obra escolhida foi […]

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Arganil ( 1 trabalho )

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

• Como foram envolvidos os alunos Na semana da alimentação fez-se abordagem à alimentação saudável com a equipa do PES e com os técnicos da saúde escolar. Foi construída uma pirâmide alimentar com alimentos da região, ao natural. Realizaram-se trabalhos […]

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Barreiro ( 1 trabalho )

Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)

O projeto foi apresentado à turma na sequência do tema da alimentação na área curricular de Estudo do Meio, as crianças manifestaram logo a sua preferência pelas frutas ,surgindo então a ideia da salada de frutas e dos “bonequinhos da […]

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Benavente ( 2 trabalhos )

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

O tema da alimentação, tem vindo a ser trabalhado ao longo do ano letivo. Nele tem sido abordado a origem dos alimentos, os aspetos relacionados com o cultivo, a época de plantação, os cuidados a ter na fase de desenvolvimento, […]

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Escola EB1 das Acácias (Benavente)

Foi proposto aos alunos de todas as turmas que com a ajuda de um familiar fizessem um prato criativo e saudável utilizando fruta, cereais, legumes ou laticínios para ser avaliado por um júri e posteriormente saboreado por todos. Depois de […]

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Calheta (Açores) ( 1 trabalho )

Casa da Providência de São José - Creche, Jardim de Infância (Calheta (Açores))

Indo de encontra à temática da fruta abordada em sala de fez-se uma recolha das frutas preferidas das crianças e posteriormente alguma que não conheciam. Para incentivar as crianças a comerem essas frutas desconhecidas fizerem pratos atrativos e coloridos para […]

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Câmara de Lobos ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

A temática “A alimentação” foi explorada na sala da pré Vermelha, grupo constituído por 16 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, através do contato direto com os alimentos e o seu cultivo. O grupo participou […]

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Caminha ( 1 trabalho )

Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)

Os alunos envolvidos nesta atividade foram a sala dos 5 anos, onde a Educadora ao longo de várias semanas esteve a trabalhar esta temática (alimentação saudável e sustentável) e aproveitou esta proposta de atividade para aliar à temática das diferentes […]

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Coimbra ( 1 trabalho )

Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)

Com os alunos que frequentam o clube de culinária, ao longo do ano letivo, são exploradas diversas receitas saudáveis, tendo em conta os alimentos biológicos, a características de cada um, bem como a sua importância nutricional. Sempre que possível são […]

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Funchal ( 1 trabalho )

Escola EB1/PE e Creche de São Gonçalo (Funchal)

Os alunos trouxeram os alimentos, após escola do prato a fazer. Depois de uma pesquisa na internet de decoração com alimentos, decidimos fazer uma árvore de Natal. Como a banana é o fruto da nossa região e de baixo valor […]

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Guimarães ( 1 trabalho )

Escola EB Pinheiro (Guimarães)

Para esta atividade especifica os alunos envolvidos trouxeram de suas casas, frutas e legumes. Estes alimentos foram selecionados consoante o trabalho a desenvolver. Assim foram separados os frutos e os legumes, cortados em pequenos pedaços que posteriormente serviram para fazer […]

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Leiria ( 1 trabalho )

Escola Básica nº1 de Marrazes (Leiria)

Os alunos foram envolvidos em todo o processo desde o estudo dos alimento da região nesta época do ano, o plantio/ sementeira, rega e colheita das espécies da horta da escola. Cada aluno observou nos seus quintais produtos com quais […]

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Loures ( 2 trabalhos )

Associação O Saltarico (Loures)

Após a visita da nestlé à nossa escola (vieram fazer um trabalho sobre a alimentação saudável) aproveitámos para lançar este desafio às crianças de criarmos um prato divertido com alimentos saudáveis. Escolhemos as frutas por ser fácil delas manusearem. Convidámos […]

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Colégio Bartolomeu Dias (Loures)

Os alunos foram envolvidos no projeto através de um concurso interturmas que se criou e que foi divulgado a toda a comunidade escolar. Infelizmente, apenas algumas turmas do 3º ciclo e secundário aderiram à campanha. Nenhuma turma do 1º ciclo […]

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Marinha Grande ( 1 trabalho )

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Para a realização da atividade “Alimenta a tua Criatividade” participaram um grupo de 14 crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos de idade. O envolvimento das crianças começou por um debate de ideias, levando à pesquisa das […]

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Oeiras ( 1 trabalho )

Colégio Santiago (Oeiras)

A atividade foi feita por 19 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos de idade, iniciamos com uma conversa de grande grupo, sobre a alimentação saudável e o que consideravam saudável, chegando à conclusão que a fruta […]

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Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )

Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho (Oliveira de Azeméis)

No âmbito das comemorações do Dia Mundial para as escolhas saudáveis, decidimos realizar a nossa atividade, tendo as crianças do 1º ciclo do ensino básico, preparado a sobremesa para as crianças da instituição, com diversas figuras referentes ao tema base […]

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Porto ( 1 trabalho )

Escola Secundária Carolina Michaëlis (Porto)

Como consequência da participação e da boa classificação obtida no projeto/concurso os “Heróis da Fruta”, os alunos da escola e os seus Encarregados de Educação encontram-se, genuinamente, sensibilizados para a importância de incluir várias peças de fruta na sua dieta […]

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Seixal ( 1 trabalho )

Colégio Guadalupe (Seixal)

A escolha dos alimentos foi decidida em assembleia de turma. Recaiu sobre as preferências alimentares dos alunos, as frutas que estão com frequência incluídas na ementa da escola e as cores apelativas que alegram qualquer prato. Após pequeno diálogo sobre […]

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Setúbal ( 2 trabalhos )

Escola Básica n.º 4 de Setúbal (Setúbal)

A atividade foi proposta pelos professores titulares de turma e foi pedido aos encarregados de educação o envio de peças de fruta, a seu gosto. Cada aluno teve a possibilidade de criar o seu próprio prato com as frutas que […]

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Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

Pegámos nos temas do ano dos Projetos Eco-escolas e Escola Azul: o Mar. Quisemos promover o consumo de alimentos saudáveis. O trabalho foi dinamizado na Sala de Ensino Estruturado da Escola Básica Luísa Todi do 1º Ciclo com 10 alunos […]

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Sintra ( 2 trabalhos )

Escola EB de Lopas (Sintra)

Foram envolvidas 65 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos e 7 adultos. O trabalho de projeto foi a metodologia mais utilizada assim como a comemoração de datas especiais e efemérides. O tema foi trabalhado ao longo […]

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Escola EB1/JI da Rinchoa (Sintra)

Os alunos apresentaram várias sugestões de ementas fáceis e diferentes, através de desenhos. Foi selecionada o desenho que anexei como fotografia. A turma vencedora procedeu à confeção do prato. […]

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Soure ( 4 trabalhos )

Centro Escolar do Marco (Soure)

A atividade foi desenvolvida por todas as turmas da escola (58 alunos) entre março e abril. Cada turma trabalhou o tema de forma transversal nas diversas áreas curriculares. Selecionamos as frutas da época e da região para que os alunos […]

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EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)

Construimos o nosso painel criativo depois de uma sessão de educação alimentar, dinamizada pela nutricionista do Município. Foram abordadas as características nutricionais e os “super-poderes” das frutas e vegetais de acordo com a sua cor e questões de origem e […]

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Escola Básica de Gesteira (Soure)

Após inquérito realizado aos alunos, onde se perguntou quais os frutos preferidos, decidiu-se pesquisar sobre os benefícios desses frutos. Concluímos que traziam vários benefícios a nível cardiovascular e que desse modo seria uma boa ideia representarmos o coração com esses […]

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Jardim de Infância de Vila Nova de Anços (Soure)

A construção do painel criativo foi precedida por uma sessão de educação alimentar, dinamizada pela nutricionista do Município, onde foram abordadas as características nutricionais e os “super-poderes” das frutas e vegetais de acordo com a sua cor e questões de […]

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Terras de Bouro ( 1 trabalho )

Jardim de Infância de Carvalheira (Terras de Bouro)

A escola ao longo do 2º e 3º período incentivou sempre o consumo de fruta, e também os explorou, saboreou e investigou no âmbito dos projetos “Heróis da Fruta” e “ Cenas & Ciências”, além de fazer a sua distribuição […]

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Torres Novas ( 1 trabalho )

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Em grande grupo elaborámos uma teia sobre o que significa ..."Ter uma alimentação saudável", questionámos o grupo sobre “o que queremos saber?” ; “como vamos saber”. Após a Partilha de ideias /opiniões /gostos, registámos e iniciámos o projeto, onde o […]

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Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Os alunos recolheram a fruta de outono na quinta pedagógica. limparam-na e decidiram fazer um bolo. Por sugestão da Educadora, teria de ser um bolo sem açúcar uma vez que a fruta já contém, teria de levar muita fruta, porque […]

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Vila Nova de Gaia ( 2 trabalhos )

Colégio Adventista de Oliveira do Douro (Vila Nova de Gaia)

Esta atividade foi desenvolvida numa oficina que se realizou no período de interrupção letiva do Natal. Os alunos inscreveram-se na referida oficina dinamizada pela professora Célia de Abreu. A docente explicou a finalidade da oficina, evidenciando a importância de uma […]

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Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Esta temática foi sendo abordada ao longo dos dois últimos períodos escolares, tendo-se iniciado com um desafio lançado aos encarregados de educação e seus educandos no sentido de promover a educação alimentar, ambiental e a criatividade junto de toda a […]

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Almada ( 1 trabalho )

Colégio Campo de Flores (Almada)

O grupo EcoCCF, o grupo de alunos do Colégio dedicado a causas ambientais e de sustentabilidade, começou por pesquisar algumas receitas, nomeadamente nos livros de culinária da sua família, recorrendo às suas mães e avós, ou até nas cartas oferecidas […]

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Alvaiázere ( 1 trabalho )

Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Polo de Alvaiázere (Alvaiázere)

Valor energético total da ementa: 259,4Kcal Valor total da refeição por pessoa:64,8Kcal De modo a causar um menor impacto ambiental, os produtos selecionados para a confeção das diversas receitas são produtos endógenos e que abundam na região. […]

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Barreiro ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

EMENTA: - Creme de espinafres com grão; - Caril de soja com legumes e arroz português; - Gelatina de iogurte de ananás; - Chá gelado de camomila, mel e limão. MEMÓRIA DESCRITIVA: Registo das principais etapas: Os alunos começaram por […]

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Cascais ( 1 trabalho )

Colégio Marista de Carcavelos (Cascais)

PRATO PRINCIPAL: Espinafre 92Kcal Nabiça 70kcal Batata Doce 231Kcal Cenoura 30Kcal Cebola 28Kcal Dente alho 6Kcal Ramo Coentros 52Kcal Nozes Manteiga 62Kcal Natas 200Kcal Queijo barrar Ervas 296Kcal Farinha 240Kcal Ovos 395Kcal Sal 0Kcal Pimenta 30Kcal Azeite 88Kcal A ementa […]

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Coimbra ( 1 trabalho )

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Coimbra)

1. O valor Energético total da refeição encontra-se dentro das recomendações da Direção Geral da Saúde no que se refere ao almoço, que preconiza que esta refeição deve constituir 30 a 35% das necessidades energéticas diárias. Relativamente aos macronutrientes, as […]

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Fafe ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Esta ementa foi efectuada a pensar num gasto sustentável dos recursos naturais. O valor energético da emento por pessoa é de 585,1 Kcal. Os preços foram efectuados através do custo actual dos produtos, tendo como referência o custo dos produtos […]

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Faro ( 1 trabalho )

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

A escolha da ementa a apresentar foi fruto de uma discussão conjunta entre alunos, funcionários e professores, partindo do princípio que as propostas deveriam responder às necessidades também de quem opta por uma alimentação vegetariana. De acordo com as diretrizes […]

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Fronteira ( 1 trabalho )

Escola EBI/JI Frei Manuel Cardoso (Fronteira)

Ementa 1 Sopa camponesa- VE 202.4 Kcal Solha no forno c/ limão, puré de batata e cenoura VE 455.6 Kcal Couve roxa, pepino, tomate 22.5 Kcal Fruta da época variada ( 3 variedades)VE 76 Kcal Ementa 2 Creme de legumes […]

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Guimarães ( 2 trabalhos )

Escola Básica de Abação (Guimarães)

Sopa: Espinafres - 168 Kcal Prato 1: Cogumelos, curgete e soja no forno com massa de cenoura Couve Roxa/Feijão Verde/Lombarda/Alface/Pepino/Tomate - 308 Kcal+60 Kcal+ 112 Kcal = 480 Kcal Outros: Sobremesa: Fruta da época/Bolo de espinafres - 230 Kcal total- […]

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Escola Profissional Profitecla - Guimarães (Guimarães)

Motivação: Valorização e associação de produtos do mercado tradicional e regional, nomeadamente o azeite. Criação de um menu cujos pratos de cada família tenha como condimento o uso obrigatório do azeite. Toda a preparação, confeção de pratos e serviço da […]

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Loures ( 1 trabalho )

Colégio Integrado Monte Maior (Loures)

A ementa foi elaborada no contexto de uma disciplina não curricular, oficina de apoio ao estudo, utilizando IPad's para realizar a pesquisa e produzir a ementa em pequenos grupos ou em turma. Todas as turmas do 6ºano ano trabalharam a […]

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Manteigas ( 1 trabalho )

Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas (Manteigas)

A turma do 2º Ano do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, constituída por 16 alunos, elaborou uma ementa completa de almoço, composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida, representativa da estação primavera/verão. […]

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Marco de Canaveses ( 1 trabalho )

Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses - EPAMAC (Marco de Canaveses)

Cálculo do valor energético da refeição Ementa Primavera / Verão Kcal (g) Hc (g) PRT (g) LIP (g) Total da refeição 2969 390 238 79 Total da refeição p/ pessoa 742 98 60 20 A confeção desta refeição levou em […]

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Moita ( 1 trabalho )

Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

VALOR ENERGÉTICO Menu completo por pessoa: 1269 kcal SUSTENTABILIDADE / PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS Todos os produtos foram adquiridos nos mercados das proximidades, a maioria a granel evitando embalagens; as frutas, mesmo as tropicais, são de produção nacional. Estas e os legumes […]

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Montemor-o-Velho ( 1 trabalho )

Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (Montemor-o-Velho)

No âmbito do projeto “Alimentação saudável e sustentável”, promovido pela Eco-Escolas, os alunos do curso Técnico de Produção Agro-pecuária (11ºano) da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte aceitaram o desafio de elaborarem uma Eco-ementa primavera/verão. Para a elaboração desta ementa foram […]

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Oeiras ( 1 trabalho )

Externato Padre António Vieira (Oeiras)

Memória descritiva: As razões que levaram a nossa turma a escolher esta ementa foram: • é agradável ao paladar; • a maioria dos alunos gosta destes alimentos; • é equilibrada em nutrientes. Nesta receita tivemos o cuidado de utilizar apenas […]

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Oleiros ( 1 trabalho )

Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade (Oleiros)

Uma vez que o módulo Alimentação Saudável apenas foi lecionada no final do 3º período, não pudemos concorrer, no entanto, uma vez que os alunos mostraram muita motivação na realização de diversas atividades ao longo do ano, decidimos enviar na […]

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Oliveira do Hospital ( 3 trabalhos )

Escola Básica da Ponte das Três Entradas (Oliveira do Hospital)

A proposta da nossa eco-ementa teve como base a região onde a escola se encontra localizada. Sendo uma zona rural muitos dos nossos alunos têm ainda como base da sua alimentação produtos que são cultivados pelos seus familiares. A nossa […]

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Escola EB 2,3 de Oliveira do Hospital (Oliveira do Hospital)

Aveludado de alho francês, espuma de coentros e nozes Ingredientes 80 g de Vaqueiro com Azeite 1 alho francês 1 couve-flor pequena ½ cebola 4 batatas 7 dl de água 2 colheres de sopa de farinha 1 cubo de caldo […]

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Escola Secundária de Oliveira do Hospital (Oliveira do Hospital)

EcoEmenta 10ºG Creme de cenoura e gengibre com chips de beterraba Prato principal Potas recheadas com arroz perfume do mar e salteado de couve Sobremesa Delícia de quinoa, tâmaras e maçã caramelizada Bebidas Água Creme de cenoura e gengibre com […]

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Paços de Ferreira ( 1 trabalho )

Escola Básica de Frazão (Paços de Ferreira)

Creme de legumes: feijão, cenoura, abóbora, batata, couve flor - 150kcal a porção Arroz de legumes com panados de frango- 320kcal porção Sobremesa: laranja, 50 kcal/unidade Bebida: 50kcal Total: 570 kcal A região onde está localizada a escola tem uma […]

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Penacova ( 1 trabalho )

Escola Profissional Beira Aguieira (Penacova)

A presente ementa resulta do desafio lançado aos alunos e alunas da turma do 1º ano do Curso de Cozinha para a elaboração de uma ementa que pudesse ser simultaneamente sustentável e económica e cujo foco incidisse na promoção de […]

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Portalegre ( 1 trabalho )

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (Portalegre)

Vivemos num mundo de globalização e em contante crescimento, onde os impactos ambientais são cada vez mais evidentes e prejudiciais, em diferentes áreas. É por isso imperativo e urgente a promoção de mudanças estratégicas e politicas que contribuam para um […]

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Portimão ( 1 trabalho )

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

Valor energético total por pessoa: 1547 Kcal Aspetos de Sustentabilidade: Utilização de produtos locais – para evitar a poluição causada pelo transporte (frutos secos, legumes, grão de bico, azeite, ervas aromáticas, mirtilos, limão); Utilização de produtos de agricultura biológica, sempre […]

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Porto ( 2 trabalhos )

Colégio D. Duarte (Porto)

Este ano voltamos a associar a atividade da eco-ementa ao 9ª ano de escolaridade, pelo fato de abordarmos, a nível curricular, o tema da alimentação.Assim, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 9º ano do Colégio D. Duarte, começamos […]

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Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto)

Foram designadas para participar neste desafio a turma do primeiro ano do curso de Técnicos de Restauração - Variante Cozinha / Pastelaria. Os alunos foram chamados a colaborar no desafio através da sugestão de iguarias adequadas a servir em cantinas […]

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Ribeira Grande ( 1 trabalho )

Escola Secundária da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Valor energético total da ementa: 798 Kcal por pessoa Aspetos de sustentabilidade ambiental: Os morangos utilizados na nossa sobremesa, bem como, a maioria dos legumes e vegetais foram colhidos na nossa horta de escola. Este aspeto permite não só a […]

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Santo Tirso ( 1 trabalho )

Escola Básica de S. Tomé de Negrelos (Santo Tirso)

Esta ementa foi inteiramente pensada por um grupo de três alunos do 7º ano. O valor energético da ementa encontra-se no PowerPoint anexado. Os alunos escolheram os ingredientes atendendo ao seu valor nutritivo e pensando numa forma de incentivar os […]

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Sertã ( 2 trabalhos )

Instituto Vaz Serra (Sertã)

Valor energético da ementa 848,29 kcal per capita (ver documento em anexo) Tratando-se de uma ementa que inclui vários legumes, fica assegurada a ingestão de minerais; os hidratos de carbono são obtidos pelo consumo da batata; as proteínas virão essencialmente […]

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Instituto Vaz Serra (Sertã)

Valor energético da ementa 848,29 kcal per capita (ver documento em anexo) Tratando-se de uma ementa que inclui vários legumes, fica assegurada a ingestão de minerais; os hidratos de carbono são obtidos pelo consumo da batata; as proteínas virão da […]

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Sintra ( 1 trabalho )

Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva (Sintra)

O desafio de elaborar uma Eco Ementa foi lançado pela coordenadora do projeto Eco- Escolas, pelo terceiro ano consecutivo, ao animador sociocultural, Emanuel Vicente e à docente Dina Figueiredo, ambos dinamizadores da Oficina da Culinária. Esta oficina desenvolve-se no âmbito […]

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Vagos ( 1 trabalho )

EPADRV - Escola Profi. de Agricultura e Desenv. Rural de Vagos (Vagos)

Os alunos participantes são do 11º TR ( Viviana Marques, Adelaise Bernardino e Fabiola Djassi). Na idealização da ementa, procuramos escolher produtos, tendo em consideração a sua sazonalidade. Evitamos o açúcar, bem como o consumo de carne ( tendo em […]

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Vila Nova de Famalicão ( 1 trabalho )

Escola Básica Vale do Este (Vila Nova de Famalicão)

O valor energético dos alimentos principais encontra-se na informação extra. Gostaríamos de referir que os ingredientes principais, excepto o milho serão produzidos na nossa horta. As cebolas, as abóboras e as aromáticas também são produzidos na nossa horta. A manutenção […]

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Vila Nova de Gaia ( 1 trabalho )

Escola Secundária Almeida Garrett (Vila Nova de Gaia)

Os alunos do 11º C estiveram presentes num worshop com a nutricionista estagiária da ESAG e trabalharam a alimentação saudável e sustentável. Posteriormente foram à sala Centro de recursos pesquisar sobre o tema e depois elaboraram ementas.Um das ementas foi […]

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Vila Verde ( 1 trabalho )

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

A turma, do segundo ano, do curso Técnico de Restauração Cozinha/Pastelaria da Escola Profissional Amar Terra Verde, abraçou o desafio das eco-ementas com bastante empenho e dedicação. Inicialmente a turma foi dividida em cinco grupos e cada um propôs uma […]

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