Trabalhos 2018/2019

Colégio Campo de Flores


Atividade:  D - Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Entrada: sopa de cenoura e espinafres
Prato principal: frango com legumes
Sobremesa: Mousse de morangos
Bebida: Sumo multifrutas com hortelã

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
O grupo EcoCCF, o grupo de alunos do Colégio dedicado a causas ambientais e de sustentabilidade, começou por pesquisar algumas receitas, nomeadamente nos livros de culinária da sua família, recorrendo às suas mães e avós, ou até nas cartas oferecidas por um supermercado (que muito gostam de colecionar).
Posteriormente, o grupo reuniu-se e fez uma chuva de ideias. Muitos ingredientes referidos foram excluídos, ou porque não eram da época pretendida, primavera/verão, o que é fundamental quando se pensa em alimentação sustentável, ou porque não eram do agrado de alguns membros do grupo (o que foi frequente). Foram necessárias duas reuniões para que o grupo delineasse a ementa completa, a primeira versão. As receitas inicialmente criadas foram confecionadas, tendo sido reajustadas de acordo com o gosto dos vários elementos do grupo e sempre com o intuito de se tornarem ou manterem saudáveis.
Realizaram-se duas sessões de culinária no Colégio para testar as receitas. Algumas receitas foram testadas com as respetivas famílias, pois foram colocadas na Classroom do grupo, de forma a poderem ser confecionadas em casa.
A pesquisa dos nutrientes de cada alimento foi levada a cabo pelos alunos e pelas professoras coordenadoras do grupo, recorrendo aos iPads do Colégio e ao site do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A pesquisa do preço de cada alimento, de forma a calcular o preço de cada prato e da ementa total, contou com a ajuda da responsável das compras do Colégio, Rute Bandeira, que muita experiência tem nesta área.
Todos os alunos revelaram um grande entusiasmo ao confecionar as receitas criadas e a parte de as provar foi a preferida de muitos, quer no que respeita à prova do prato final, quer no que respeita à prova da qualidade dos ingredientes utilizados (que foi realizada amiúde).
O valor energético total da ementa é de 592,1 Kcal por pessoa.
O valor energético de cada prato, assim como a quantidade de lípidos, de hidratos de carbono e de proteínas, encontra-se na respetiva receita. A forma dos calcular encontra-se no documento excell em anexo, assim como o cálculo do preço de cada prato.

Registo fotográfico:

Informação extra: