Trabalhos 2018/2019

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina 2018/19 teve como objetivo fazer o levantamento de quantos alunos é que utilizavam o telemóvel enquanto estavam a fazer a sua refeição na cantina da escola. O período de observação decorreu entre o dia 1 de abril e o dia 17 de maio.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os responsáveis pela atividade foi um grupo de alunos, do quinto ano de escolaridade.
O método consistia na observação direta (em dois momentos diários diferentes) e respetivo registo, em documento próprio, da contabilização total dos alunos que estava a fazer a sua refeição e dos alunos que, para além disso, estavam a utilizar o telemóvel. Sensivelmente a meio desse processo foi afixado um cartaz, num local estratégico da cantina, a alertar para a não utilização desse tipo de equipamento enquanto almoçavam.
No final os dados foram tratados e os alunos retiram algumas conclusões interessantes. Assim, concluíram que, antes da afixação do cartaz, a média de alunos que estava a mexer no telemóvel enquanto almoçava era de 14%. Após a colocação do aviso essa percentagem diminuiu para 9%. Concluíram ainda que a medida revelou mais eficácia logo após ter sido aplicada, revelando uma perda de impacto ao longo do tempo.

Divulgação à comunidade educativa:
Os dados e as conclusões foram afixadas no placard "Eco-Escolas".

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: