Trabalhos 2018/2019

Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas (Manteigas)

Atividade:  D - Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Ementa:
Ementa final
 Entrada: Gaspacho de tomate e morango, lima e coco;
 Prato principal: Tártaro de atum com salada de quinoa;
 Sobremesa: Tapioca de coco e manga;
 Bebida: Chá de camomila, ananás e hortelã.

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
A turma do 2º Ano do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, constituída por 16 alunos, elaborou uma ementa completa de almoço, composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida, representativa da estação primavera/verão.
A ementa foi pensada em conjunto pelos alunos e Chefe de Cozinha, após um trabalho de pesquisa acerca das frutas e vegetais da época primavera/verão tal como era solicitado. Com a participação neste projeto, pretende-se sensibilizar a população escolar para a adopção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis. Numa fase subsequente, foram elaboradas as fichas técnicas e definido o valor energético de cada iguaria. O valor energético foi calculado baseado na Tabela de Composição Nutricional do Instituto Dr. Ricardo Jorge.
A ementa selecionada foi confecionada, a título experimental, na cozinha da Escola e foi apresentada, durante o almoço, no dia 18 de fevereiro, a um representante dos funcionários, ao representante dos docentes, à Direção da Escola e às Coordenadoras do Eco-Escolas.
2.2 Metodologia utilizada
Com a colaboração do formador de Cozinha/Pastelaria, chef Gonçalo Carvalho, numa aula de cozinha, os alunos começaram por efetuar uma pesquisa no sentido de elaborar uma ementa saudável e que pudesse ser confecionada na cozinha da escola. Cada brigada desempenhou a sua função para que se chegasse aos produtos finais abaixo apresentados.
Os alunos elaboraram uma ementa completa de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), adequada à estação primavera/verão. As quantidades de referência foram elaboradas para 4 pessoas.
Selecionaram-se o tomate, o morango, manga, a lima, o coco, a quinoa, o atum por serem alimentos saudáveis que devem ser ingeridos com frequência.
O valor energético total da ementa é de 811,9 Kcal por pessoa tal como referido na Memória descritiva.
Aspetos de sustentabilidade ambiental considerados:
• Separar as embalagens, papel/cartão e vidro;
• Consciencializar para as vantagens de uma alimentação rica em proteínas, carboidratos, fibras, cálcio e outros minerais e vitaminas;
• Diversificar a alimentação;
• Alertar para a redução do consumo do sal, gorduras e açúcar.
Envolvimento da Comunidade:
Participaram na confeção da refeição, os alunos da turma do 2º CP17, constituída por 16 alunos, com a ajuda do formador da área técnica de Cozinha/Pastelaria Gonçalo Carvalho.
Dado tratar-se de uma Escola Profissional de Hotelaria, a confeção desta ementa foi elaborada com os ingredientes da Escola. Como já referido anteriormente, a ementa foi apresentada durante o almoço no dia 18 de fevereiro a um representante dos funcionários, à Direção da Escola e às Coordenadoras do Eco-Escolas. Futuramente, esta ementa será confecionada para toda a comunidade escolar.

Registo fotográfico:

Informação extra: