Trabalhos 2018/2019

Escola EB1/JI de Sendim


Atividade:  B - Painel dos Alimentos (para todos)

Número de participantes:
156

Idade média dos participantes:
4 aos 10 anos

Memória descritiva:
Este trabalho foi proposto aos docentes da EB Sendim, seguindo as orientações do desafio do programa Eco-Escolas. Aderiram todos os docentes. Participaram 7 turmas (2 do pré-escolar e 5 do 1º ciclo prefazendo uma média de 156 alunos).
1ª Etapa – A elaboração de um inquérito enviado às famílias dos alunos questionando sobre o peixe mais consumido em casa.
2ª Etapa – Análise e tratamento dos dados do inquérito de forma a saber qual o peixe mais consumido. Reunidos os dados, concluímos que os peixes mais consumidos foram: sardinha, pescada e salmão. Para que cada turma tivesse um peixe diferente, tornando assim a pesquisa mais diversificada, foram selecionadas segundas escolhas, e assim surge o carapau, a raia, o bacalhau e o atum.
3ª Etapa – Cada turma pesquisou sobre o seu peixe, tendo em conta: como e onde é pescado, tamanho de captura, curiosidades sobre a espécie, qual a sua situação na sustentabilidade da sua espécie…

Anexos:

Características do painel:
4ª Etapa – Numa metade da cartolina foram coladas as pesquisas realizadas assim como a fotografia do peixe. Na outra metade foi colada a imagem do peixe utilizando materiais reutilizáveis. O resultado foi muito criativo na forma e nos materiais utilizados. Originou peixes semelhantes ao real e outros mais artísticos. Os materiais utilizados foram muito variados: Salmão – cápsulas do café Nespresso e cartão; Carapau – anilhas das latas de bebidas, cartão, folhas de revistas e rede metálica; Bacalhau – rodelas de cortiça com purpurinas, cartão e lãs; Sardinha – cartão, folha de jornal e cordão prateado; Pescada – cartão, papel de alumínio de cozinha, cds e anilhas de latas de bebidas; Raia– rolos de cartão e prato de bolo, tintas; Atum – caixas de cartão de diferentes tamanhos e anilhas de enfiamentos.
Neste momento estes trabalhos estão expostos na entrada da escola no âmbito da exposição do Dia Eco-Escolas no tema do MAR, que está aberta à comunidade educativa. Posteriormente irá ser constituído um painel com todos os trabalhos que ficará afixado na cantina em local de destaque e visível em qualquer angulo deste espaço. O painel será constituído por 8 cartolinas juntas, ocupando uma área de 2,6m2.

Registo fotográfico: