Trabalhos 2018/2019

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

Atividade:  C - Alimenta a tua Criatividade (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão:  1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Alimentos selecionados:
Alimentos selecionados:
Kiwi, romã, morango, folhas de funcho, alface, cebolinho, favas, ervilhas frescas e secas, cenoura e pimentão vermelho. A generalidade dos alimentos tem a sua produção no mês de maio. As favas, a alface e as folhas de funcho, foram cultivadas na horta da escola. Um encarregado de educação colaborou com as ervilhas, cultivo próprio. Os restantes produtos são regionais e foram adquiridos no comércio local (Jardim da Serra). A escolha dos produtos teve como preferência: os alimentos cultivados na horta da escola, o gosto das crianças e os restantes que foram explorados dentro da temática” Frutos de outono”.

Número de participantes:
16

Idade média dos participantes:
3, 4 e 5 anos

Memória descritiva:
A temática “A alimentação” foi explorada na sala da pré Vermelha, grupo constituído por 16 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, através do contato direto com os alimentos e o seu cultivo. O grupo participou ao longo do ano nas atividades promovidas pelo Programa Eco-Escolas, nomeadamente, na preparação do terreno da horta para as culturas, no empalhamento, na gestão das ervas daninhas, no tratamento fitossanitário (combate às pragas), na rega e na manutenção do compostor. Observaram o crescimento dos vegetais e a sua colheita, e por fim participaram na descasca das favas para um almoço na escola.
Visitaram o mercado local (mercado do Estreito de Câmara de Lobos e alguns estabelecimentos) onde se vendem produtos de origem local e regional. Visto ser uma localidade rural, todas as famílias do grupo cultivam vegetais e frutos nas suas hortas. Um encarregado de educação colaborou com as ervilhas (secas e frescas).
Quanto à seleção dos vegetais, foram os cultivados na horta da escola e da preferência das crianças. A temática apresentada no prato, foi da escolha destas, visto que se aproxima a estação do verão e as crianças gostam da praia, do mar e dos “bichinhos” que lá vivem. Além disso, o mar é o tema do ano adotado pela escola no âmbito do programa eco-escolas.
Observaram várias imagens da vida marinha, debateram e escolheram em grande grupo, os animais e as plantas para “pintar a tela no prato”. Em grupos mais pequenos, prepararam os vegetais (descasca e corte, com ajuda) e por fim compuseram uma paisagem marinha no prato.

Registo fotográfico: