Trabalhos 2018/2019

Escola Básica Integrada de Lagoa (Lagoa (Açores))

Atividade:  B - Painel dos Alimentos (para todos)

Escalão:  

Número de participantes:
19

Idade média dos participantes:
11,6

Memória descritiva:
Resultados do inquérito/observação, espécies selecionadas, a sua origem geográfica e os benefícios e malefícios do seu consumo, relativamente à sustentabilidade e impactos na saúde do consumidor
O Painel dos Alimentos do Mar foi realizado durante as sessões do Clube de Ciências e Tecnologia da EBI de Lagoa. A realização do painel contou com a participação ativa dos alunos: Numa primeira fase foi realizado um questionário sobre as espécies marinhas mais consumidas pelos alunos. Seguidamente, foram apurados os resultados, chegando às seguintes conclusões: O bacalhau é o peixe mais consumido, seguido do atum, pescada, chicharro, sardinha e cavala.
Posteriormente, procedeu-se à pesquisa na internet sobre as informações relativas a cada espécie, nomeadamente no que toca ao seu tamanho mínimo de captura, a origem geográfica, a sustentabilidade das espécies, benefícios e impactos na saúde dos consumidores e também o seu aspeto gráfico. A partir da informação recolhida, foi elaborada a seguinte tabela:
Ver tabela em anexos.
Na fase seguinte, procedeu-se à elaboração do painel. Para esse efeito, foi reaproveitada uma placa de contraplacado com 1m2 que estava destinada a ser deitada fora, tendo sido coberta com papel de cenário, de forma a encobrir os danos que a referida placa apresenta. Nesse papel de cenário foi desenhada uma paisagem marinha, que os alunos pintaram com guache líquido.
Por último foram realizados os peixes com a representação gráfica do seu tamanho mínimo de captura em restos de papel cavalinho e de papel de cenário que sobraram de outras atividades da disciplina de EVT. As ilustrações dos peixes foram posteriormente coloridas com lápis de cor ou com guache. Por fim as ilustrações dos peixes foram coladas no painel, tendo sido acrescentadas as informações relativas a cada peixe.
Todos os alunos participaram com interesse e empenho nas atividades de elaboração do painel, tendo sido realizado um trabalho que envolveu o desenvolvimento de várias competências nos alunos. Desde a pesquisa de informação na internet, à exploração de técnicas de desenho e pintura, passando pela consciencialização do impacto da atividade humana sobre a natureza. Alguns alunos do 5.º ano de escolaridade tinham tido pouco contacto com a utilização do computador para pesquisar e tratar informação. Desta forma, para muitos alunos foram os primeiros passos na utilização da internet como ferramenta de pesquisa de informação, assim como na utilização do MS Word. A pintura e decoração do painel foi um dos momentos que mais agradou aos alunos. Normalmente os alunos não têm a possibilidade de explorarem a pintura num suporte de grandes dimensões, nem a possibilidade de expressar a sua criatividade de forma lúdica.
Após finalizado, o Painel será apresentado pelos alunos do clube de Ciências e Tecnologia na Feira do Cientista, dinamizada pelos centros de Ciência Viva da Ilha de São Miguel, que terá lugar em Ponta Delgada, no dia 16 de maio. Após a participação nessa atividade, o painel ficará exposto junto ao refeitório da EBI de Lagoa.
De um modo global a atividade decorreu de forma bastante positiva, cumprindo com os objetivos inicialmente traçados e contando com o envolvimento ativo e empenhado dos alunos.

Anexos:

Características do painel:
O painel tem um metro de altura por um metro de largura.
O suporte do painel é em contraplacado de 3 mm coberto com papel de cenário.
As ilustrações do painel foram realizadas através de desenho a lápis e coloridas com guache e com lápis de cor.
O painel ficará exposto junto ao refeitório da EB 2,3 Padre João José do Amaral.

Registo fotográfico: