Trabalhos 2018/2019

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Atividade:  B - Painel dos Alimentos (para todos)

Escalão:  

Número de participantes:
23

Idade média dos participantes:
17 anos

Memória descritiva:
O Painel dos peixes foi elaborado pelos alunos do 2ºano do curso Técnico de Restauração-Cozinha/Pastelaria. No início do ano letivo a turma abraçou o projeto da alimentação saudável com muito empenho e dedicação.
Além das eco-ementas, a turma realizou um questionário que passou a várias turmas da escola, 121 alunos, para levantar as preferências dos alunos relativamente aos peixes.
Posteriormente os alunos realizaram várias pesquisas e realizaram trabalhos sobre os peixes nas várias regiões de Portugal, nomeadamente o tipo de pesca, calibre recomendado para a captura do peixe e as suas caraterísticas nutricionais (benefícios e malefícios) e a sustentabilidade desse tipo de peixe, assim como os impactos que o consumo de peixe tem na alimentação. Além desta pesquisa os alunos ainda recolheram receituário, das várias regiões com os diversos peixes.
Anexamos uns exemplos de um destes trabalhos, da região do Minho e da Beira Litoral.
O painel final resultou do debate dos vários alunos e das preferências e conhecimento dos peixes.
O layout do painel representa um peixe, onde estão descritas as caraterísticas de nove peixes: robalo, dourada, atum, pargo, cavala, pescada, sardinha, carapau e polvo.

Anexos:

Características do painel:
As dimensões do painel são: 1 m por 1,5 m.
O painel foi impresso e colado em K-line, para poder ter alguma resistência e durabilidade.
O painel está afixado no corredor de acesso à cantina da escola, onde todos os alunos, funcionários e professores têm de passar para almoçar.

Registo fotográfico: