Trabalhos 2018/2019

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Atividade:  D - Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Ementa:
Entrada: Salada Primavera, chamuças vegetarianas e molho Tzatziki.
Prato Principal: Pescada em papelote de couve, batata salteada e legumes.
Sobremesa: Gelado de laranja.
Bebida: Água aromatizada.

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
A turma, do segundo ano, do curso Técnico de Restauração Cozinha/Pastelaria da Escola Profissional Amar Terra Verde, abraçou o desafio das eco-ementas com bastante empenho e dedicação.
Inicialmente a turma foi dividida em cinco grupos e cada um propôs uma eco-ementa.
Após a apresentação das várias ementas, aos docentes Paula Costa e Rodolfo Meléndrez, e com alguma discussão de argumentos, a turma decidiu qual seria a melhor ementa a confecionar para toda a escola.
Após algum estudo nutricional, e com a enorme vontade de ser criativo, decidiram escolher uma ementa de um peixe não muito apreciado pelos alunos e dar-lhe uma nova “roupagem”.
A entrada normalmente usada nas escolas é a sopa, que apesar de ser muito saudável não é muito apreciado por todos os alunos. A turma optou por uma entrada bastante diferente, com várias texturas e cores, muito rica em legumes e até fruta.
Os alunos pesquisaram os benefícios dos vários produtos, nomeadamente da pescada, dos legumes e da fruta. Tiveram sempre em atenção os legumes da época e as frutas da região, nomeadamente da laranja (laranja de Amares) e dos frutos vermelhos (Vila Verde tem várias culturas de frutos vermelhos).
Numa segunda fase, a turma do curso de Cozinha, elaborou a ementa.
Após elaborada a ementa, foram retificados alguns temperos e ajustados algumas quantidades.
A fase seguinte foi pôr em prática a receita e elaborar as tabelas nutricionais e determinar os desperdícios.
Na cozinha todos os alimentos foram pesados e determinado o desperdício.
Relativamente à sustentabilidade ambiental da ementa, os alunos optaram por usar uma maior quantidade de legumes e frutas frescas e da época, assim como um peixe económico e ambientalmente sustentável.
A ementa ainda vai ser confecionada num almoço pedagógico, no qual todos os alunos poderão apreciar os novos sabores e texturas, assim como desmitificar o uso da pescada das ementas escolares.
Os legumes e as verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, nutrientes importantes para proteger o organismo contra várias doenças. As hortaliças são ricas em potássio, um mineral que ajuda ao bom funcionamento do sistema nervoso e na produção de energia. A população estudantil precisa destes alimentos na sua dieta alimentar.
Devido à concentração de nutrientes, vitaminas e proteínas, o peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis, fonte de ômega-3, importantes para o funcionamento do corpo e do cérebro. Os nutricionistas recomendam consumir peixes pelo menos três vezes por semana. Outra vantagem é o facto de a pescada ser classificada como sendo um peixe magro. A pescada pode provir de locais como o Chipre, Argentina, Sul de África, Mar Mediterrâneo, Oceano Atlântico, entre outros.
A sobremesa, apesar de ser um gelado, contém citrinos e frutos vermelhos, e pouca quantidade de açúcar. Além de ser bastante saborosa, é ainda uma sobremesa saudável.
Apesar de todos os benefícios que a água proporciona, nem todas as pessoas ingerem a quantidade diária necessária para manter o bom funcionamento de todos os órgãos. Os sumos, mesmo os naturais, devem ser consumidos com moderação. Uma das formas de conseguir assegurar a ingestão diária fundamental ao funcionamento de todos os órgãos é com águas aromatizadas.

Registo fotográfico:

Informação extra: