Trabalhos 2018/2019

Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (Montemor-o-Velho)

Atividade:  D - Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Ementa:
-Entrada: Creme de Acelga;
-Prato Principal: Arroz Vegan;
-Bebida: Limonada com Hortelã;
-Sobremesa: Laranja com Mel.

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
No âmbito do projeto “Alimentação saudável e sustentável”, promovido pela Eco-Escolas, os alunos do curso Técnico de Produção Agro-pecuária (11ºano) da Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte aceitaram o desafio de elaborarem uma Eco-ementa primavera/verão.
Para a elaboração desta ementa foram destinadas algumas aulas para pesquisar sobre a alimentação saudável, o valor nutricional de diversos alimentos e sustentabilidade ambiental e alimentar.
Nas disciplinas de Produção Agrícola, de Biologia e de Transformação foi realçado a importância da produção e consumo de alimentos saudáveis de forma sustentável e equilibrados do ponto de vista nutricional.
A seleção da ementa teve como ponto de partida a utilização de produtos nacionais, da época, menos processados possível bem como existentes/produzidos na escola.
Tendo em conta que a nossa escola é agrícola, utilizamos então diversos produtos da produção da escola no modo de produção integrado, tais como a abóbora, a batata-doce, as cebolas, os alhos, a acelga, a courgete, salsa, coentros e os limões e as laranjas. O mel, o azeite e o sal aromatizado também foram produtos produzidos/transformados na oficina de transformação da escola.
Houve a preocupação de utilizarmos produtos locais, para reduzir a poluição energética em transportes e poluição de resíduos com embalagens.
Selecionamos uma ementa vegetariana para sensibilizar que o consumo de carne/peixe não é obrigatório todos os dia e que a redução do consumo de carne/peixe contribuiu a sustentabilidade ambiental.
Após recolhermos todos os ingredientes necessários confecionamos uma ementa que deu para 8 pessoas. Pesamos todos os ingredientes utilizados para podermos calcular o valor energético e económico.
Consultamos as tabelas nutricionais do Instituto Nacional Ricardo Jorge para calcular o valor nutritivo da ementa e procedemos ao cálculo do valor económico da ementa.
Para a elaboração de todo este processo houve envolvência de diversos professores, alunos e funcionários.

Registo fotográfico:

Informação extra: