Trabalhos 2018/2019

Escola EB de Lopas


Atividade:  C - Alimenta a tua Criatividade (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão:  1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Alimentos selecionados:
Objetivo: Melhorar a alimentação das crianças.
O manuseamento de alimentos e de jogos permitiram a descoberta da identificação da origem/proveniência dos vários alimentos (mar, terra, animais…).
A realização de sementeiras proporcionou, em tempo real, a percepção do tempo de germinação e crescimento de algumas plantas.
A realização, com a colaboração das famílias, de um “bolo” de frutas que resultou numa apresentação muito divertida e apelativa levando a criança comer frutos que desconheciam e para os quais não estavam muito predispostos. Assim, como a construção de uma “Lagartinha” com frutos e legumes, serviu para consolidar as aprendizagens relacionadas com a alimentação saudável.

Número de participantes:
65 crianças + 7 adultos

Idade média dos participantes:
3-6 anos

Memória descritiva:
Foram envolvidas 65 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos e 7 adultos. O trabalho de projeto foi a metodologia mais utilizada assim como a comemoração de datas especiais e efemérides.
O tema foi trabalhado ao longo do ano, de forma transversal a todas as áreas de conteúdo esplanadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar 2016.
O manuseamento de alimentos e de jogos permitiram a descoberta da identificação da origem/proveniência dos vários alimentos (mar, terra, animais…).
A realização de sementeiras proporcionou, em tempo real, a percepção do tempo de germinação e crescimento de algumas plantas.
A realização, com a colaboração das famílias, de um “bolo” de frutas que resultou numa apresentação muito divertida e apelativa levando a criança comer frutos que desconheciam e para os quais não estavam muito predispostos. Assim, como a construção de uma “Lagartinha” com frutos e legumes, serviu para consolidar as aprendizagens relacionadas com a alimentação saudável.

Registo fotográfico: