Trabalhos 2018/2019

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António


Atividade:  D - Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Ementa:
EMENTA:
- Creme de espinafres com grão;
- Caril de soja com legumes e arroz português;
- Gelatina de iogurte de ananás;
- Chá gelado de camomila, mel e limão.

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
EMENTA:
- Creme de espinafres com grão;
- Caril de soja com legumes e arroz português;
- Gelatina de iogurte de ananás;
- Chá gelado de camomila, mel e limão.
MEMÓRIA DESCRITIVA:
Registo das principais etapas: Os alunos começaram por pensar individualmente numa ementa semanal saudável que pudesse ser confeccionada na cantina da escola. Após este trabalho houve um brainstorming para chegarmos a uma refeição completa e saudável para apresentar no desafio Eco-Ementas. A primeira escolha para a nossa ementa foi uma sopa comum de grão e espinafres, no entanto, esta será transformada num creme, dando uma nova “cara” a esta receita, pois os jovens muitas vezes não gostam dos “verdes” nas sopas. Para prato principal, e após ter sido discutido bastante o facto de não existir muita oferta vegetariana na cantina da escola, optámos por um caril de soja com legumes facilmente replicável para grandes quantidades. Será acompanhado por um arroz totalmente produzido em Portugal de preferência no nosso distrito: Setúbal (Alcácer do Sal).Quanto à sobremesa chegámos à conclusão que o doce mais servido nas cantinas portuguesas é a gelatina, e olhando para o mercado das gelatinas nos supermercados decidimos fazer a nossa própria gelatina de iogurte. A bebida é um chá gelado de camomila, com mel e limão para refrescar e tentar implementar as bebidas naturais em detrimento dos refrigerantes cheios de açúcar, corantes e conservantes.
Aspetos de Sustentabilidade ambiental considerados: Todos os restos de legumes, verduras e frutos não utilizados na confecção da refeição foram deitados no posto de compostagem da professora Andreia Ribeiro. Foram separadas as embalagens, papel/cartão e vidro.
Envolvimento da Comunidade: Participaram no desafio a turma do 9ºE e as professoras da área técnica de Restaurante e Bar Andreia Ribeiro e Christine Iglésias. As professoras e os alunos trouxeram os diferentes ingredientes de casa e contaram com a ajuda do restante conselho de turma e da assistente operacional Fátima Coelho. A ementa foi servida a um representante da Associação de Estudantes, da Direção da Escola, assistente operacional Fátima Coelho e representante dos Encarregados de Educação. O registo fotográfico do desafio foi projetado na biblioteca escolar para toda a comunidade escolar interessada e especialmente para as 5 turmas de restaurante e bar que existem na escola.
Valor energético total da ementa: 2135.32kcal, Proteínas – 160.2g, Lípidos – 72g, Hidratos de Carbono – 236.08g
(Por pessoa - 533.83kcal, Proteínas – 40.05g, Lípidos – 18g, Hidratos de Carbono – 59.02g)

Registo fotográfico:

Informação extra: