Trabalhos 2018/2019

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil


Atividade:  C - Alimenta a tua Criatividade (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão:  1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Alimentos selecionados:
Os alimentos selecionados respeitaram os alimentos típicos da região e os mais frequentes na cantina escolar. Incluíram: milho, grão, feijão, cenoura, alface, couve galega e roxa, tomate, azeitonas, arroz, maçã, cereja, morango e laranja. Alguns destes alimentos são pouco apreciados pelos alunos durante as refeições na cantina da escola.

Número de participantes:
Os alunos participantes foram 79 distribuídos pelas 4 turmas, sendo 41 do 3º ano e 38 do Jardim de Infância.

Idade média dos participantes:
A idade dos alunos participantes é de 3 e 4 anos para o Jardim de Infância e de 8 e 9 anos para os alunos do 3º ano.

Memória descritiva:
• Como foram envolvidos os alunos
Na semana da alimentação fez-se abordagem à alimentação saudável com a equipa do PES e com os técnicos da saúde escolar. Foi construída uma pirâmide alimentar com alimentos da região, ao natural. Realizaram-se trabalhos de pesquisa e registos gráficos, cartazes e desdobráveis. Foi construída uma horta biológica na escola com alguns alimentos típicos da região.
• Como foi feita a seleção dos alimentos:
Pesquisa na internet acerca de frutos, produtos hortícolas e legumes da região e envolvimento das famílias no processo de recolha da informação (pais e avós).
Foram recolhidos alguns alimentos na cantina escolar, na horta biológica da escola e os restantes foram trazidos de casa em colaboração com as famílias.
• Recolha de informação
Diálogo com alguns elementos da comunidade educativa (avós) e na internet.
Elaboração de listagens no quadro da escola e afixados no expositor Eco-Escolas.
Elaboração de desdobrável sobre o tema «Alimentação saudável» divulgado na semana da alimentação e na semana da saúde – uma turma fez a divulgação e apresentação para as restantes turmas da escola.
• Processo criativo
Em contexto de sala de aula, as turmas envolvidas elaboraram a maquete do prato criativo a realizar.
De seguida foi escolhido, por votação, uma das quatro maquetas, escolhendo-se, também, algumas ideias e pormenores que as outras apresentaram.
Deste modo, chegou-se à maqueta final a ser elaborada. Em colaboração com o «clube girassol» passou-se, de seguida, à construção do prato criativo.
A árvore central representa a floresta da Serra do Açor, representada no brasão do concelho de Arganil. Os animais pretendem representar uma pequena amostra da fauna da região – coelhos, borboleta e lagarta. Quanto à flora, representam-se os cogumelos (morangos e grão), a urze de flor amarela (cenoura e milho) e as giestas (couve galega cortada para caldo verde).

Registo fotográfico: