Trabalhos 2018/2019

Escola Profissional Profitecla - Guimarães (Guimarães)

Atividade:  B - Painel dos Alimentos

Escalão: 

Número de participantes:
20

Idade média dos participantes:
17

Memória descritiva:
A turma RST16 do Curso Técnico de Restauração Bar elaborou um inquérito sobre o consumo de peixe no agregado familiar. Nesse inquérito questionavam o número de vezes por semana do consumo de peixe, qual o tipo de peixe, o local onde costumam comprar, se é fresco ou salgado, selvagem ou de aquacultura, o número de elementos do agregado familiar e qual dos elementos consome mais peixe.
Desta forma, concluíram que cerca de 60% dos alunos consome peixe duas vezes por semana, sendo as espécies mais consumidas o bacalhau. Quase 100% dos alunos consome peixe frequentemente.
Das espécies consumidas o bacalhau foi considerado o que permite variar mais as confeções, embora o peixe mais preferido sejam as sardinhas. Quanto à origem das espécies consumidas inclui a aquacultura e as espécies selvagens. O elemento do agregado familiar que mais consome peixe é a mãe.
Feito o inquérito, em sala de aula os alunos analisaram a origem destas espécies, verificando os impactes ambientais da pesca, não só pelas embarcações, poluição da água e custo de transporte, mas também a sua importância para o litoral do país como fonte de emprego.
Foram analisadas as consequências da poluição da água na nossa alimentação e as vantagens e desvantagens da aquacultura.
Por fim, foram elaborados vários cartazes com o resultados dos inquéritos e afixados pela escola, com o intuito de sensibilizar toda a comunidade escolar para o consumo de peixe e para uma alimentação variável.
Foram elaborados vários cartazes, com recurso, essencialmente, a papel de cenário. Neles constam as respostas do inquérito, o logótipo do Eco-Escolas e o da Profitecla.

Características do painel:
Foram elaborados vários cartazes, com recurso a papel de cenário com a dimensão aproximada de 1m2. Neles constam as respostas do inquérito e estão afixados no corredor da escola.

Registo fotográfico: