Trabalhos 2018/2019

Escola EB1 Eurico Gonçalves


Atividade:  B - Painel dos Alimentos (para todos)

Número de participantes:
Participaram 25 alunos e a professora da turma.

Idade média dos participantes:
7 anos.

Memória descritiva:
1- As espécies marinhas mais consumidas pelos alunos, são:
- Bacalhau
-Peixe-espada
-Pescada
-Salmão
-Atum (enlatado)
-Lula
-Chocos
-Dourada
-Red fish ou cantarilho
2- A sua origem geográfica:
O bacalhau… Hoje em dia, Portugal tem uma frota de bacalhoeiros, que pescam nas águas da Terra Nova, da Noruega e do arquipélago Svalbard no mar ártico do Norte.
O peixe-espada que comemos em Portugal, é oriundo do Oceano Atlântico, dos Açores, da Madeira e zona pesqueira de Sesimbra.
pescada habita em muitas zonas do Atlântico, Mediterrâneo e Pacífico Norte e Sul.
O atum tem as principais zonas de captura, no Algarve, Açores e Madeira.
O goraz vive e é capturado, no Atlântico, entre o Continente e o Reino Unido.
O red fish ou cantarilho, vive e é capturado no Atlântico. E cria-se em viveiros, também.
Os chocos são uma espécie muito comum nos estuários da Ria de Aveiro e no Estuário do Sado.
A lula nada no fundo do mar, nas zonas costeiras e é capturada na Figueira da Foz, Sesimbra e Algarve.
3- Quais os benefícios e malefícios do consumo destas espécies, relativamente à sua sustentabilidade e ao impacto na saúde do consumidor?
 Recomenda-se o consumo moderado de algumas espécies de atum (albacora, patudo e voador) um consumo frequente para o bonito, capturado sustentavelmente e desaconselha-se o consumo do rabilho. Se não os distinguir, pode perguntar ao vendedor qual o tipo de atum que vai comprar.
O goraz está “comercialmente ameaçado” pois é vulnerável à sobrepesca.
 O consumo de lula deve ser moderado, porque não há quotas de captura e deve-se preferir os de pesca artesanal.
 O polvo é rico em proteína e baixo em gorduras. Em algumas regiões de Portugal, está associado às festas, como prato tradicional.
 O peixe espada preto capturado na Madeira, apresenta níveis de chumbo e cádmio inferiores aos limites estabelecidos pela União Europeia para consumo humano, pelo que é muito bom para a nossa saúde.
 

Anexos:

Características do painel:
Caraterísticas do Painel:
- Materiais e Dimensões: papel de cenário, com as dimensões de126 cm de comprimento x 122 cm de largura, num total de 1,54 metros quadrados.
Caraterísticas do Painel (conclusão)
- Abordagem original, criativa e estética;
- Envolvimento dos alunos na realização;
- Impacto visual informativo.
Quantos alunos participaram: 24 alunos da turma do 2ºa e um aluno do 3º b;
Professores envolvidos: A professora da turma, Filomena Anjo e coordenadora do Projeto Eco-Escolas na Escola/Agrupamento, implementou o questionário, a realização do painel e a apresentação power point.
Materiais utilizados: papel de cenário e cartolinas, material documental recolhido no Oceanário de Lisboa, canetas, lápis de cor, tesouras e cola.

Registo fotográfico: