Trabalhos 2018/2019

Escola EB 2,3 de S. João da Madeira


Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Foi elaborado um regulamento para o concurso Alimentação+ Desperdício - por se verificar que diariamente na cantina da escola os alunos não consomiam na sua totalidade a refeição do dia. Com a criação da Brigada da Cantina,, esta pretendeu este ano no 2º período, incentivar e contribuir para a luta contra o desperdício alimentar e estimular os hábitos de uma alimentação saudável. Para atingir estes objetivos o aluno deveria entregar o seu tabuleiro alimentar onde fosse visível que tinha praticado uma refeição equilibrada (prato principal, sopa e fruta) e sem desperdício.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos da Brigada da Cantina foram selecionados pelos professores em cada dia da semana. Estes estariamidentificados com um colete do Projeto Eco-Escola e acompanhados de um professor responsável. Os alunos terão prioridade na fila da refeição, relativamente aos outros alunos, de modo a estarem disponíveis para esta tarefa. Estes posicionam-se na zona de receção dos tabuleiros e, em caso de dúvida sobre a atribuição do carimbo, respeitaram a decisão do professor responsável.

Divulgação à comunidade educativa:
O concurso inicia-se a 11 de fevereiro e termina a 31 de maio de 2019.
A primeira fase do concurso decorrerá de 11 de fevereiro até ao final do 2º período e a segunda fase decorrerá de 23 de abril até 31 de maio.
A divulgação dos vencedores será realizada através de cartaz (exposto na cantina escolar, na biblioteca e nos blocos) no final de 2º e 3º periodos. A entrega do prémio será feita numa das aulas desses alunos.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: