Trabalhos 2018/2019

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve


Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Ao longo deste ano letivo foram trabalhados três temas: desperdício alimentar, nutrição e atividade física.
- Desperdício Alimentar: decorreu um seminário intitulado "Gestão de capitações de géneros alimentícios em refeitório escolar" (março de 2019) com a nutricionista da escola em que foi abordada a problemática do desperdício alimentar e discutido entre todos possíveis formas de o reduzir. Foi criada a Comissão do Desperdício Alimentar da escola com um representante de todas as turmas da escola, os coordenadores de curso, a nutricionista, as coordenadoras do projeto eco-escolas e o coordenador da Secção da Cozinha. Posteriormente, foi realizada a 1ª Reunião da Comissão do Desperdício Alimentar (maio de 2019) em que foram discutidas determinadas boas práticas a adotar e que serão incluídas no "Código de boas práticas" (em elaboração);
- Nutrição: foi elaborado um cartaz com os conteúdos dos açúcares existentes em diferentes alimentos e bebidas de reduzido valor nutricional (maio 2019); Atividade da Semana da Saúde e da Atividade Física - "Fruit4all": distribuição gratuita de fruta no refeitório com mensagens alusivas à saúde.
- Relação da nutrição com a atividade física: foram construídos dois cartazes com a comparação das calorias dos alimentos e a atividade física equivalente para gastar as calorias correspondentes, com diferentes tipos de desportos (maio 2019);

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos foram convidados a assistir ao seminário de desperdício alimentar e de seguida foram envolvidos na participação da Comissão do Desperdício Alimentar, tendo sido convocados para a 1ª reunião, participando ativamente na proposta de boas práticas a adotar.
Elaboraram o cartaz dos açúcares presentes nos alimentos e participaram na construção dos cartazes das calorias, escolhendo os alimentos e desportos a incluir.
Ajudaram na higienização da fruta a disponibilizar no refeitório na atividade "Fruit4all" e na preparação das frases a disponibilizar a toda a comunidade escolar na mesma atividade.

Divulgação à comunidade educativa:
Todas as atividades acima descritas foram divulgadas a toda a comunidade escolar via e-mail institucional, via redes sociais (páginas de facebook do projeto eco-escolas "EHTA Eco Solidária" e grupo da Escola Turismo de Portugal // Algarve) e comunicação de diferentes formadores em aulas.
Tanto o cartaz dos açúcares como os de calorias vs atividade física foram afixados em local visível no refeitório escolar.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: