Trabalhos 2018/2019

Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais


Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Os aspetos analisados pela Brigada da Cantina foram a higienização das mãos, o consumo de sopa, salada e fruta, o barulho e o desperdício alimentar. Esporadicamente os elementos da Brigada colaboraram no controlo das entradas de alunos na cantina.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Normalmente, os turnos incluíam dois alunos. Um dos alunos controlava a higienização das mãos pelos alunos e o consumo de sopa e o outro aluno controlava o barulho e o desperdício alimentar..
Os alunos cumprem quase sempre as indicações dos alunos de brigada sem resistência e numa fase mais tardia, começaram a fazer por iniciativa própria as pequenas tarefas (como lavar as mãos ou comer sopa, por exemplo). No início da atividade a média de desperdício era de 36 kg. Passadas algumas semanas, a média diminui para cerca de 30kg.

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação à comunidade educativa passou pelos elementos do Conselho Eco Escolas, dos quais partiu a intenção de participar na atividade. Foi elaborado um cartaz de incentivo à participação na Brigada e à colaboração com os seus elementos.
Foi também divulgada através do Boletim Eco Escolas e do jornal escolas "Águas mortas, Letras vivas".

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: