Trabalhos 2018/2019

Jardim de Infância de Vila Nova de Anços


Atividade:  C - Alimenta a tua Criatividade (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão:  1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Alimentos selecionados:
Após a sessão de educação alimentar, foram escolhidos alimentos com base em critérios
como: utilização de alimentos de cores variadas para obter um painel com todos os “super
poderes”; opção por hortícolas e frutas sazonais e que existissem na horta criada pelas crianças
na escola como por exemplo feijão, rabanetes, couve, alface, ou no seu ambiente doméstico , como por exemplo, limão, beterraba, favas e ervilhas colhidas nas véspera da elaboração do painel; alimentos dentro das preferências alimentares de cada criança, como por exemplo o queijo ou o fiambre para representar as vacas.
Frutas e vegetais utilizados: Couve, Alface, Tomate, Cenoura, Pepino, Rabanete,
Beterraba, Kiwi, Maçã, Banana, Mirtilo, Framboesa, Morango, Laranja, Limão, Favas, Feijão,
Milho, Ervilha.

Número de participantes:
19

Idade média dos participantes:
5 anos

Memória descritiva:
A construção do painel criativo foi precedida por uma sessão de educação alimentar,
dinamizada pela nutricionista do Município, onde foram abordadas as características
nutricionais e os “super-poderes” das frutas e vegetais de acordo com a sua cor e questões de
origem e sazonalidade dos alimentos.
Paralelamente a educadora promoveu a construção de um painel para registo diário dos lanches saudáveis e os "super- poderes" da "força", "energia" e "proteção". Paulatinamente, integrado na rotina diária dos lanches ao longo do ano, tem vindo a ser consolidada a importância de alimentos saudáveis e a influência dos mesmos no organismo. Também a organização da horta no mês de março, cujo resultado já pode permitir a colheita de alface, rabanetes e couve para a elaboração do painel, contribuiu para o envolvimento dos alunos.
A educadora desafiou os alunos a elaborarem um pequeno projeto individual em que pelo desenho representavam algo que quisessem depois reproduzir no painel. Após a realização do desenho, cada aluno mencionou à educadora que alimentos queria utilizar no seu projeto (conforme fotos 2 e 3).
No dia da elaboração do painel, com os desenhos para servir de guião, cada criança construiu a sua figura representativa com os alimentos previamente escolhidos por si.
Assim, o painel criativo representa o trabalho individual de cada aluno, a consolidação dos
conhecimentos abordados na ação de educação alimentar e possui todos os “super-poderes”
como fortalecimento dos ossos, proteção das células, auxiliar do coração, cérebro, fígado e
intestinos, saúde da pele, cabelo e unhas, etc.

Registo fotográfico: