Trabalhos 2018/2019

Escola Básica de Serzedo (Guimarães)

Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Desde que começou a brigada da cantina, as regras/comportamento vieram a mudar para muito melhor. Os aspectos mais negativos que se registam são ainda a nível de higiene pessoal, lavagem das mãos antes e depois das refeições; a lavagem dos dentes em que só se verifica no Pré-escolar e no 1º ano, dá para ver pelos registos ao 1º ciclo que só a turma do 1º ano faz a lavagem dos dentes, a professora sensibilizou-os e responsabilizou-os a esta prática e tem dado resultado, também só são 13 alunos. Aqui devo acrescentar que o pessoal assistente é muito reduzido o que faz com que as outras turmas não façam a lavagem dos dentes na escola. O barulho e comportamento ainda estão um pouco aquém, é normal que numa cantina onde se encontram 87 alunos ao mesmo tempo a almoçar/lanchar, seja um pouco difícil de não se fazer sentir, mas ao saberem que estavam a ser observados, estes aspectos tornam-se mais suaves. No geral, são mais os pontos positivos que negativos.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Em reunião de conselho fizeram-se as grelhas, foram divididas por grupos e planificamos os momentos de vigilância. Para não dar muita confusão seria vigiada uma turma por dia e devidamente registada. A brigada teria que estar identificada com os seus coletes e teriam que fazer uma monitorização séria.

Divulgação à comunidade educativa:
Como o tempo se fez pouco, devido, a algumas turmas terem exames e as restantes terem testes de avaliação nesta reta final, que foi quando se fez esta monitorização, a divulgação passou simplesmente por ser feita boca a boca, cada elemento do conselho, teria que avisar a sua turma e respectivo professor e assistentes de que iria ser começado esta vigilância e explicar os pontos que iriam ser observados e registados.
Alguns pratos saudáveis e criativos que serão construídos por cada aluno, professor, assistente e convidados aquando a festa “Eco festas” que terá um programa que irá incluir a festa da primavera, o Dia Eco Escolas com o Içar da Bandeira Verde e “alimenta a tua criativa” que será depois de construído o prato o lanche de cada um.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: