Trabalhos 2018/2019

Colégio D. Dinis (Porto) (Porto)

Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  3º escalão: ensino secundário, profissional e superior

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Tendo por base uma alimentação saudável e sustentável, foi verificado que os discentes do Colégio D. Dinis, ingerem uma quantidade elevada de bebidas açucaradas. Assim, foram dinamizadas atividades que tinham como objetivo mudar os hábitos pouco saudáveis dos discentes e incentivar a comunidade educativa para o consumo de água e alertar para a importância da hidratação. Pretende-se que os alunos compreendam que beber água é muito importante, para a sua saúde, para atividade desportiva que desenvolvem, para obterem melhores resultados, para controlarem o peso, entre outras. Para além dos objetivos citados as atividades tiveram também os seguintes objetivos: aproximar e consciencializar os alunos para o conhecimento mais aprofundado de diferentes fontes de nutrientes que num futuro, relativamente próximo, poderão ser equacionadas; sensibilizar para o fato das sociedades modernas terem que optar por atitudes mais conscientes e sustentáveis, nomeadamente na opção de alimentos que exijam na sua produção um consumo reduzido de recursos hídricos e energéticos.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos do 12º ano que frequentaram a disciplina de Biologia e os alunos do 11º ano que frequentaram a disciplina de Biologia e Geologia, dinamizaram atividades alusivas a uma alimentação saudável e sustentável, que passaram pela elaboração e preparação de receitas de águas aromatizadas, que foram distribuídas por toda a comunidade educativa instituição. Conjuntamente com esta atividade, foram elaborados pelos mesmos alunos trabalhos diversificados sobre os benefícios do consumo de água e de água aromatizada. Os trabalhos elaborados foram expostos nos corredores interiores do colégio, para que pudessem ser observados por toda a comunidade. Na semana em que as atividades foram dinamizadas, foram apenas comercializados no bar da instituição alimentos saudáveis (o bar é gerido por uma empresa externa). O mesmo aconteceu na cantina, onde foram confecionadas refeições saudáveis e sustentáveis, mas essas já são confecionadas todos os dias.
Os alunos do 12º ano tiveram a tarefa, como supracitado, de confecionar as receitas sobre as águas aromatizadas e os alunos do 11º ano decoraram o espaço onde se desenvolveu parte da atividade e distribuíram à comunidade educativa as receitas confecionadas.

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação foi efetuada nas diferentes turmas que frequentam a instituição, num painel próprio, onde as atividades são divulgadas e nas páginas instagram e facebook da instituição.

Registo fotográfico da brigada em ação: