Trabalhos 2018/2019

Escola Básica Fonte dos Escudeiros


Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
- Verificar a higienização das mãos dos colegas antes de almoço.
- Estar atento ao consumo da totalidade da refeição, como forma a minimizar o desperdício alimentar.
- Verificação dos níveis de ruído à hora de almoço.
- Zelar pela conservação e asseio das instalações do refeitório, utensílios e mobiliário .

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Ao longo do ano foram realizadas várias assembleias com os delegados de turma e os alunos da brigada, com objetivo de incutir nos restantes alunos que o refeitório é um espaço onde é necessário cumprir regras e ter hábitos de uma alimentação saudável.
Inicialmente o cartaz dos direitos e deveres, já realizado no ano anterior, passou por todas as salas de aula, para os alunos terem conhecimento e poderem cumprir.
Posteriormente o cartaz foi afixado na entrada do refeitório. Neste, referia que nos deveres, os alunos deviam lavar as mãos antes da refeição, deviam estar em silêncio, deviam fazer uma refeição completa, sem desperdiçar comida; deviam estar bem sentados e colocar o dedo no ar quando necessitassem de ajuda; deviam respeitar os auxiliares e os alunos das brigadas. Nos direitos, todos os alunos e adultos têm direito a almoçar num ambiente calmo, e também se deve respeitar o ritmo de almoço de cada aluno.
Foram formadas brigadas para a cantina, constituídas por 6 elementos, (alunos de 3º e 4ºs anos) funcionavam de forma rotativa. Esta brigada foi sempre uma mais valia para o espaço do refeitório ( davam água, ajudavam os alunos do primeiro ano, com os tabuleiros no início do ano, vigiavam a higiene das mãos). As brigadas funcionavam três dias na semana e tinham também como objetivo principal “O apelo ao desperdício alimentar”.

Divulgação à comunidade educativa:
Estas atividades são divulgadas na página do Facebook da escola, nas reuniões com os encarregados de educação, também quando alunos vão à rádio local- Rádio Íris, costumam explicar as práticas e os projetos existentes na escola.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: