Trabalhos 2018/2019

Centro Social de Bairro


Atividade:  C - Alimenta a tua Criatividade (para escalão 1: JI e 1º ciclo)

Escalão:  1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Alimentos selecionados:
O Centro Social de Bairro tem uma quinta pedagógica e por norma os alunos fazem rotas pela quinta para observar a sazonalidade dos produtos hortícolas e frutícolas. Numa dessas rotas verificou-se que havia muita fruta no chão e os alunos sugeriram recolher toda a fruta para a aproveitar.

Número de participantes:
90

Idade média dos participantes:
1º ciclo/ATL - 6/10 anos

Memória descritiva:
Os alunos recolheram a fruta de outono na quinta pedagógica. limparam-na e decidiram fazer um bolo. Por sugestão da Educadora, teria de ser um bolo sem açúcar uma vez que a fruta já contém, teria de levar muita fruta, porque havia muita e não poderia levar farinha refinada. Era obrigatório um bolo "diferente e super saudável", como referiam os alunos do1º ano. Todos concordaram e os alunos do 4º ano, foram para a internet pesquisar uma receita que obedecesse aos critérios estabelecidos.
Encontraram uma receita cujos ingredientes eram apenas fruta e gelatina de frutos. O grupo aceitou entusiasmado pela inovação e mais uma vez a educadora sugeriu trocar a gelatina de frutos, por uma gelatina natural e sem açucar, uma vez que iria haver mistura de várias frutas. O grupo concordou e procedeu-se à divisão de grupos, uma vez que o ATL, é composto por 90 alunos. Fizeram -se cinco grupos de trabalho.Cada grupo utilizava a quantidade de frutos que entendesse e disponha-os na forma a gosto.
O resultado foram 5 belos e deliciosos bolos.
O dia escolhido para a apresentação da sobremesa saudável e sustentável, foi o dia da Alimentação e cada
grupo teve de explicar os procedimentos da confeção e o valor nutritivo dos frutos utilizados, bem como os benefícios do seu consumo para a saúde.
No fim do almoço procedeu-se a degustação e partilha dos bolos.
A fruta "tocada" que estava no chão, originou deliciosos e saudáveis bolos e foi demonstrado que o açúcar pode ser substituído por frutos, que contém açúcar natural.

Registo fotográfico: