Trabalhos 2018/2019

Escola Básica Conde de Oeiras (Oeiras)

Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
Pela Brigada da Cantina foram analisados os seguintes aspetos:
1 - Quantos alunos levam sopa?
2 - Quantos alunos levam fruta?
3 - Qual a quantidade de comida no prato no fim da refeição?
4 – Qual é o nível de ruído?
5 - Quantos alunos lavaram as mãos antes da refeição?
6 – Na fila os alunos empurram-se e passam à frente?
7 - Quantos alunos estão no telemóvel enquanto comem?
8 – Inquéritos às funcionárias da cozinha e do bar da escola.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Na reunião de Conselho de Turma de 1.º período do 6º B foi detetada a preocupação dos alunos relativamente ao desperdício de comida na escola. Assim, decidiu-se fazer deste o projeto interdisciplinar da turma: O DESPERDÍCIO ALIMENTAR.
Foi lançado o desafio aos alunos pela Diretora de Turma que aderiram com entusiasmo.
Uma vez que o tema ALIMENTAÇÃO é desenvolvido nas aulas de Ciências Naturais, a professora fez uma sensibilização para o tema nas aulas.
Entendeu-se que era importante saber, em primeiro lugar, os hábitos alimentares dos alunos da escola. A turma, com a ajuda da professora de Português, elaborou um inquérito para ser respondido online. Como o professor de TIC tem todas as turmas de 5º, 7º, 8º e 9º anos, ficou com a tarefa de pedir a estes alunos que respondessem ao inquérito. A amostra foi considerada significativa!
Combinou-se fazer observação da hora de almoço na cantina da escola. A turma decidiu o que era mais importante observar e constituíram-se grupos de trabalho. Cada grupo levou material registo e, o grupo responsável pelo ruído, instalou uma aplicação no telemóvel para fazer as medições. A observação foi feita durante a maior afluência de alunos, durante cerca de 30 minutos.
Após a observação, foram analisados os dados e tiradas conclusões com a ajuda da professora de Matemática e de Educação para a Cidadania.

Divulgação à comunidade educativa:
Foi, mais tarde, feita a divulgação dos resultados à comunidade através de placads, da Página da Escola e da página do facebook ECO CONDE.
Pretende-se que, nas reuniões de Encarregados de Educação, estas conclusões sejam apresentadas pelos Diretores de Turma.
https://www.condeoeiras.edu.pt/index2.php?id=7
https://www.facebook.com/eco.conde.1

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: