Trabalhos 2018/2019

Escola Básica de Boca do Monte (Vila Nova de Famalicão)

Atividade:  B - Painel dos Alimentos

Escalão: 

Número de participantes:
105

Idade média dos participantes:
8

Memória descritiva:
Primeiramente cada professor fez na sala de aula um inquérito para saber quais as espécies de peixe mais consumidas em casa pelos alunos de cada turma. Paralelamente foi também feito por um pequeno grupo de alunos, do Conselho Eco-Escolas, o registo, das espécies de peixe consumidas da cantina da escola ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março.
Depois de se selecionarem as espécies de peixe mais consumidas, foi feita uma pesquisa, através da internet, da sua origem geográfica, bem como dos benefícios e malefícios do seu consumo no que diz respeito à sustentabilidade e impactos na saúde do consumidor. Esta pesquisa foi feita pelos alunos da turma do 4.º ano.
Assim, descobriram que o polvo é selvagem, pescado no mar Atlântico, junto à costa; é rico em proteínas, ferro e ácidos gordos essenciais e baixo valor calórico; a pesca excessiva põe em risco a sobrevivência da espécie.
A sardinha é selvagem, pescada por toda a costa portuguesa; é rica em cálcio, vitamina D e ómega-3; devido à pesca excessiva a espécie corre risco, por isso, vários governos proíbem a pesca durante determinado período de tempo para permitir a reprodução da população.
O atum é selvagem, pescado na costa algarvia e nos Açores; rico em vitaminas, minerais, ómega-3 e proteínas; 90% da sua população está esgotada devido à sobrepesca.
O bacalhau é selvagem, pescado nos mares do Atlântico Norte (Noruega e Islândia); rico em proteínas, ómega-3 e ómega-6; 90% da sua população está esgotada devido à sobrepesca.
O carapau é selvagem, pescado um pouco por toda a costa portuguesa; rico em vitamina B e A, ómega-3, ácidos gordos e proteínas; apesar de não correr risco de extinção existe um tamanho mínimo de captura de 15cm.
O salmão é selvagem e é pescado em Portugal nos rios Minho e Lima; é rico em proteínas, vitamina B e D, potássio, ómega-3; é uma espécie ameaçada, mas não diretamente pela pesca, são fatores como a poluição, alteração dos caudais naturais dos rios, construção de açudes, etc. que afetam a continuidade da espécie nos rios portugueses.
A elaboração dos elementos para o painel ficou a cargo dos alunos da turma dos 1.º, 2.º e 3.º anos, ao longo das aulas de Expressão Plástica.
A última fase do projeto, ou seja, a compilação de todos os elementos no painel propriamente dito, ficou a cargo das turmas de 2.º e 4.º anos, que selecionaram os elementos e fizeram a montagem final.

Características do painel:
O painel tem 1,80m de comprimento e 1m de altura e está afixado na cantina da escola.
Foram utilizados os seguintes materiais: restos de tecido, papel de alumínio, marcadores, cartão de embalagens,

Registo fotográfico: