Trabalhos 2018/2019

Escola EB 2,3 de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Atividade:  D - Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Sopa: Sopa de legumes e feijão
Prato: Empadão de arroz de atum
Salada: Salada Primaveríl
Sobremesa:Salada da época
Acompanhamento: Pão 45 g
Bebida:Água aromatizada com laranja e hortelã
Total*

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
Esta ementa foi efectuada a pensar num gasto sustentável dos recursos naturais.
O valor energético da emento por pessoa é de 585,1 Kcal.
Os preços foram efectuados através do custo actual dos produtos, tendo como referência o custo dos produtos no site do Pingo Doce.
As quantidades, dos diferentes pratos, estão realizadas para uma refeição individual. Todos os valores multiplicados por quatro darão a quantia certa para efectuar a mesma para quatro pessoas. Optamos por apresentar para uma pessoa, para os alunos terem a noção das calorias e dos diferentes componentes em cada parto.
Os legumes são frescos e provenientes de uma agricultura sustentável.
O atum utilizado é de conserva proveniente das conserveiras portuguesas, em que a indústria dá bastante importância à vertente ecológica em todo o seu processo de transformação e captura do atum. Na pesca regem-se pelos criteriosos e rigorosos critérios de protecção do ecossistema marinho que visa a redução do impacto humano no equilíbrio do ecossistema marinho e terrestre.
Todos os desperdícios resultantes das refeições e da sua confecção serão devidamente reciclados nos ecopontos próprios, estando a escola munida de um compostor orgânico para o efeito.
A escolha da ementa foi ao encontro da opinião da maioria dos alunos, e efectuada de uma forma criativa e simples de forma a que consumam peixe, uma vez que, os alunos demonstraram sempre muita resistência em comerem peixe numa cantina da escolar.
Desde a pesquisa, elaboração, escolha e confecção da ementa final, colaboraram professores e alunos. A equipa final para a participação na etapa regional irão participar duas professoras e seis alunos (3 raparigas e 3 rapazes).

Registo fotográfico:

Informação extra: