Trabalhos 2018/2019

Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva


Atividade:  D - Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Entrada: Sopa de batata-doce, maçã Reineta e leite de coco (sem glúten e sem lactose)
Prato Principal: Ervilhas com ovos escalfados e gengibre (sem glúten)
Bebida: Sangria sem álcool
Sobremesa: Terra Doce

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
O desafio de elaborar uma Eco Ementa foi lançado pela coordenadora do projeto Eco- Escolas, pelo terceiro ano consecutivo, ao animador sociocultural, Emanuel Vicente e à docente Dina Figueiredo, ambos dinamizadores da Oficina da Culinária. Esta oficina desenvolve-se no âmbito do projeto TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) a que a escola pertence. Esta oficina conta com a participação de 15 alunos dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico, 6 dos quais Alunos com Dificuldades Cognitivas (uma aluna com Trissomia 21, quatro alunos com Perturbação do Espetro do Autismo e um aluno com Síndrome de Angelman). Os alunos ficaram muito entusiasmados em participar nesta atividade/concurso e foram sempre muito empenhados nas diversas fases de elaboração desta Eco Ementa a concurso.
A primeira fase consistiu, como tem sido hábito de anos anteriores, envolver as famílias, pedindo sugestões. Alertou-se para a necessidade de se escolher ingredientes nacionais, da época e ementas saudáveis. Houve uma participação muito boa das famílias, que apresentaram verdadeiras Eco Ementas.
Numa segunda fase os alunos escolheram os vários pratos a confecionar, tendo em conta os aspetos obrigatórios e elaborou-se a ementa. As famílias foram informadas da ementa, bem como dos ingredientes e foi-lhes pedido que cedessem alguns ingredientes.
A associação de pais do Agrupamento também foi convidada a participar e cedeu os ovos. Foram utilizados vários ingredientes das Bio-Hortas das várias escolas do agrupamento, tais como as cebolas, os alhos, a hortelã e o louro.
Numa terceira fase praticou-se a confeção de cada prato da ementa e esta teve a duração de grande parte do primeiro período, uma vez que a oficina tem uma duração semanal de 90 minutos.
Tudo o que foi preparado no ateliê de culinária foi dado a provar aos docentes que deram sempre uma opinião bastante positiva.
Numa quarta fase os alunos reuniram-se na Biblioteca Escolar e pesquisaram o valor energético de cada alimento para uma pessoa e elaborou-se a tabela nutricional da Eco-Ementa. Esta foi a fase mais trabalhosa e difícil. Nesta fase os alunos tiveram ajuda de vários docentes que os ajudaram na pesquisa e nos cálculos necessários efetuar para chegar ao valor calórico dos ingredientes usados.
Aspetos positivos na participação deste concurso:
• a ocorrência de interdisciplinaridade;
• verticalidade entre os dois ciclos de ensino;
• alunos e respetivas famílias participaram nesta atividade com bastante empenho;
• alunos de com dificuldades cognitivas puderam desenvolver algumas das competências muito importantes de inserção na vida ativa.

Registo fotográfico:

Informação extra: