Trabalhos 2018/2019

Escola EB de Canaviais (Évora)

Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina continua focada nas suas tarefas e assume um papel fundamental nesta hora da refeição.
- Estar atento ao consumo da totalidade da refeição de forma a minimizar o desperdício alimentar.
- Verificar a higienização das mãos dos colegas antes de almoço.
- Verificação dos níveis de ruído à hora de almoço.
- Zelar pela conservação e asseio das instalações do refeitório, utensílios e mobiliário
- Verificar se há separação de resíduos.
- Auxiliar na escovagem dos dentes.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Este ano letivo deu-se continuidade ao projeto "Um Refeitório à Maneira" que o ano passado teve resultados bastante positivos.
Tem como objetivo os alunos saberem estar no refeitório e aprenderem a apreciarem todo o tipo de alimentos e distinguirem entre o que é saudável e o que não é uma alimentação saudável.
Inicialmente promoveu-se uma reunião com 2 alunos de cada turma do 1º ciclo e com duas crianças responsáveis dos grupos do pré escolar, resultou uma síntese de direitos e deveres para serem cumpridos no refeitório a saber.
Deveres
- Lavar sempre bem as mãos antes de ir almoçar.
- Ao entrar no refeitório devemos estar em silêncio e sossegados.
- Na fila devemos respeitar o nosso lugar.
- Levar os tabuleiros com cuidado.
-Levar tudo o que é necessário no tabuleiro, ( refeição completa, talheres, guardanapos, copo).
- Devemos comer toda a refeição.
-Devemos usar os talheres corretamente.
-Devemos comer em silêncio, sentados corretamente, calmamente e descontraídos.
- Devemos colocar o dedo no ar quando precisamos de ajuda.
- Devemos respeitar as ordens dos adultos que estão no refeitório.
Direitos
- Todos os alunos e adultos têm direito a almoçar num ambiente:
• calmo,
• sem barulho,
• e educado.
• Todos os alunos têm direito a que se respeite o seu ritmo quando almoçam.
Também foi discutido em reunião com os alunos as consequências e os privilégios se cumprissem os deveres. Posteriormente os alunos passaram a informação aos colegas das turmas. Posteriormente foi apresentado em todas as salas um power point ilustrativo para que todos compreendessem e participassem no projeto.
Participaram na construção dos cartazes que foram colocados no refeitório.
Também foi criado um smile personalizado, todas as crianças eram portadoras de um smile que colocavam à entrada do refeitório. Se cumprissem os deveres registavam numa grelha que era contabilizada semanalmente e que lhes atribuía privilégios e consequências.
Este ano o privilégio é a construção de um puzzle com a imagem do logotipo do projeto.

Divulgação à comunidade educativa:
Esta brigada foi sempre uma mais valia para o projeto, ( davam água, trinchavam as carnes e o peixe aos mais pequenos, ajudavam com os tabuleiros no inicio do ano, davam a pasta dos dentes, vigiavam a higiene das mãos) foi uma atividade avaliada de forma muito positiva.
Toda a escola esteve envolvida no projeto, semanalmente a coordenadora do projeto ia às salas analisar os resultados da semana e entregar a quem tivessem direito uma peça do puzzle que tinham que construir.Os pais foram informados em reunião de turma da dinâmica deste projeto. Sendo dado bastante ênfase ao facto de serem eles a vigiarem e cuidar. "Um Refeitório à Maneira " deixou de ser um projeto, para todos os envolvidos é mais uma forma de estar neste espaço.

Registo fotográfico da brigada em ação: