Trabalhos 2018/2019

Escola Básica da Ponte das Três Entradas (Oliveira do Hospital)

Atividade:  D - Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo, secundário, profissional e superior)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
A eco-ementa da Escola Básica da Ponte das Três Entradas é composta por:
Sopa à lavrador;
Prato: solha corada com laranja, batata cozida, bróculos cozidos;
Salada: alface, couve roxa, cenoura e milho.
Sobremesa: gelatina vegetal de vários sabores, com iogurte e muesli de aveia;
Pão de mistura;
Bebida: limonada com hortelã.

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
A proposta da nossa eco-ementa teve como base a região onde a escola se encontra localizada. Sendo uma zona rural muitos dos nossos alunos têm ainda como base da sua alimentação produtos que são cultivados pelos seus familiares. A nossa ementa teve ainda como princípio básico a roda dos alimentos e a pirâmide mediterrânica que é trabalhada no 6.º ano. Foi feita uma opção por alimentos saudáveis, coloridos, diversificados e sazonais.
A sopa à lavrador é uma das sopas bases da nossa alimentação uma vez que leva batata e feijão. É uma sopa rica e encorpada.
A solha foi corada com laranja diminuindo a adição de sal. Foi acompanhada por batata e bróculos cozidos produtos cultivados localmente e regada com azeite virgem.
A salada apresentada utilizou mais uma vez os produtos locais e teve como atrativo a cor motivando, desta forma, os alunos para a sua ingestão.
O pão de mistura é uma prática na nossa escola por ser considerado mais saudável e ir ao encontro das tradições locais onde muitos dos avós dos nossos alunos faziam pão em casa.
A limonada é uma bebida fresca que quando aromatizada com folhas de hortelã apanhada no jardim da escola fica muito agradável e mais uma vez permitiu a diminuição do açúcar.
A sobremesa apresentada incluiu gelatina vegetal, iogurte e muesli de aveia. A escolha desta sobremesa e a inclusão destes 3 ingredientes foi a de apresentar aos alunos uma forma saudável de comerem algo doce, que é do seu agrado, mas acima de tudo nutricionalmente adequado.
Esta ementa foi concebida pela responsável pela cozinha, pelos alunos do 6.º ano, pela coordenadora da escola e professora responsável pelo eco-escola.
Os produtos utilizados são provenientes da agricultura familiar local.
Esta ementa foi confecionada para todos os alunos da Escola, professores e funcionários e elaborada pelos alunos do 5.º e 6.º ano com supervisão da responsável pela cozinha.
O valor nutricional é de 744,6 Kcal por prato.

Registo fotográfico: