Trabalhos 2018/2019

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Atividade:  A - Brigada da Cantina (para todos)

Escalão:  2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina da escola recolhe semanalmente restos de produtos vegetais (cascas de cebolas, cenouras, batatas e outros vegetais inúteis) para compostagem. Vai verificando/fiscalizando os desperdícios alimentares no final das refeições, se há muitos alunos que não levam sopa e fruta. Esta brigada realiza também uma atividade que se chama "A brigada da Cantina em Ação", que consiste uma vez por período na colaboração de alguns alunos no trabalho da cantina, desde a preparação das refeições, à sua confeção e apresentação nos pratos a serem servidos pelos restantes alunos (ver fotos em anexo).
No âmbito do desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, os alunos de uma turma de 7ºano propuseram a realização de uma semana gastronómica que refletisse a diversidade geográfica e cultural da nossa Escola. Esta atividade surgiu como consequência da apresentação feita aos alunos do projeto “Hungry world”, onde dois fotojornalistas revelaram o que comem as famílias em todo o Mundo. Para além de mostrarem os diferentes hábitos alimentares, o trabalho refere os aspetos económicos, o consumo, a sustentabilidade e as diferenças sociais. A semana decorrerá entre 3 e 7 de Junho e estarão representados os seguintes países:Bélgica, Angola, Brasil, Índia, Paquistão e Ucrânia. As ementas estarão expostas em três idiomas – Português/ Espanhol e Inglês.
A Brigada da Cantina está a organizar um concurso Grande Chefe EcolAlex destinado a alunos do 2º e 3º ciclos, a realizar no dia 5 de junho - Dia Eco Escolas na nossa Escola, cujo objetivo é evitar o desperdício alimentar e recriar novos pratos a partir de sobras(anexa-se o cartaz de divulgação, respetivo regulamento e outros documentos relativos ao concurso).

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos do Clube do Ambiente, pertencentes à Brigada da Cantina, sempre estiveram envolvidos nas tarefas descritas no ponto anterior. Definem-se as atividades a realizar ao longo de cada período, são distribuídas as tarefas de acordo às vezes com a aptência de cada um. Inicialmente participaram e envolveram-se nas tarefas do Dia Mundial da Alimentação, ornamentando a cantina da Escolas, fizeram bandeirolas que didtribuíram ppro vários locais da escola e ainda participaram na elaboração de uma mesa de alimentos por cores, exposta na sala de alunos durante todo o dia. A Brigada da Cantina em conjunto com outra turma de 7ºano da escola, organizou uma atividade de solidariedade, designada por "O Restolho" em associação com a empresa Agrícola Agromais (na Golegã), onde foram apanhar couves (340 Kg) e entregaram no Banco Alimentar em Santarém, tendo também por objetivo apelar ao não desperdício alimentar. Também participam nas campanhas de solidariedade do Banco Alimentar contra a fome num dos hipermercados de Santarém (E.Leclerc).

Divulgação à comunidade educativa:
Foi construído o compostor, com paletes cedidas por uma empresa de Hipermercado, sendo feita aí a divulgação da sua construção, os alunos vão incentivando outros na realização e participação em determinadas atividades e concursos. Por via email dos encarregados de educação e dos alunos são dados a conhecer as atividades a desenvolver, bem como são afixados os cartazes de divulgação na sala de alunos e nos blocos das salas de aula. O concurso Grande Chefe EcoAlex foi referido na 3ª reunião de Conselho Eco-Escolas, o qual foi posteriormente divulgado pelos vários conselheiros. No facebook também são divulgados alguns desafios.
Foi também feita a divulgação da recolha do óleo usado na cantina da escola pela empresa Oleotorres (certificado em anexo) através do respetivo certificado.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: