Trabalhos 2018/2019

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Atividade:  B - Painel dos Alimentos (para todos)

Escalão:  

Número de participantes:
20 ALUNOS

Idade média dos participantes:
6 AOS 10 ANOS

Memória descritiva:
Foi realizado um inquérito aos alunos do EB 1º Ciclo da Escola Pátio da Inês sobre os hábitos alimentares dos alunos, mais diretamente relacionado com as espécies marinhas que conhecem e consumem.
As espécies que os alunos selecionaram para a elaboração do painel foram as espécies que são mais consumidas pelos alunos, tais como a Sardinha; o Bacalhau; a Pescada; o Robalo; a Lula; o Atum; o Salmão; a Dourada (anexo resultados do inquérito alimentar; anexo inquérito alimentos).
A investigação sobre as espécies seleccionadas foi realizada pelos alunos do Clube Eco-Mistério (Clube ligado ao projeto Eco-escolas), onde se pesquisou as suas características, a sua origem geográfica, os benefícios e malefícios do consumo quanto à sua sustentabilidade e aos impactos na saúde, bem como algumas curiosidades referentes às espécies seleccionadas (anexo - Informação das Espécies - Painel Alimentos do mar).
Foi realizado um atelier de artes plásticas em que os alunos “deram largas” à sua imaginação e criatividade e ilustraram as espécies seleccionadas para posterior elaboração do Painel.

Anexos:

Características do painel:
O painel “Alimentos do Mar” tem a dimensão de 1,25m x 2,00m
Os materiais utilizados foram papel de cenário, areia, tintas.
O painel está exposto no hall principal da Escola durante o mês de maio, para as comemorações do Dia da Biodiversidade. Tema que foi trabalhado pela Escola.
Posteriormente será afixado no Refeitório da Escola.

Registo fotográfico: