Trabalhos 2019/2020

Escola Básica de Monte (Fafe)

Atividade:  Brigada da Cantina (todos os escalões)

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A brigada da cantina seria responsável por analisar os comportamentos corretos, mas também orientar aqueles que pudessem ser melhorados. Verificariam se não havia desperdício no final da refeição. Aqui o trabalho foi feito em parceria com a Eurest. Após a refeição quem devolvesse o tabuleiro sem restos, receberia uma ficha que colocaria num garrafão para ser contabilizado no final. Também verificaria e orientava na higienização das mãos antes e depois das refeições. Orientaria para o não uso de instrumentos eletrónicos como telemóveis durante a refeição. Tentaria incentivar à diminuição de barulho durante a refeição. Tentaria incentivar e orientar ao inicio da compostagem dos restos alimentares.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Tratando-se de uma escola pequena, só com 3 turmas, a brigada da cantina era composta por 3 alunos:
Ivan Silva Frazão, Bruno Joel Freitas Martins e Margarida Miranda. Apesar do envolvimento destes 3 alunos ser muito responsável, toda a comunidade educativa se mostrou empenhada em obter bons resultados, alterando os seus comportamentos. A evolução foi bastante notória, embora o tempo não fosse muito, foi essencialmente o 2ºperíodo, mas terá continuidade pela certa. A compostagem, por exemplo não chegou a ser iniciada, ficou em projeto.

Divulgação à comunidade educativa:
Houve uma palestra, dirigida a todos os alunos da escola de modo a levá-los à tomada de consciência para assumir comportamentos de um consumo consciente, respeitando o meio ambiente. Aos alunos mais cumpridores seria atribuído um autocolante prémio para a caderneta Eco-Aluno, criada por nós para premiar todos os comportamentos amigos do ambiente, neste caso seriam avaliados os comportamentos diretamente ligados com a cantina e as refeições.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: