Trabalhos 2019/2020

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Atividade:  Brigada da Cantina (todos os escalões)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Aspetos analisados pela Brigada da Cantina:
A Brigada da Cantina da escola, este ano não concretizou a maior parte das atividades previstas devido ao cancelamento das escolas pela Pandemia Covid-19. No entanto, ainda conseguiu realizar algumas delas. Comemorou o Dia Mundial da Alimentação, participou na campanha de solidariedade na recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome num dos hipermercados da cidade de Santarém, cujo tema é um dos objetivos do Clube do Ambiente EcoAlex, onde a brigada da cantina está inserida. A brigada tem a sua pequena horta de onde colhe alguns produtos e algumas aromáticas que utiliza na cantina. Costumam ser estudadas algumas situações relacionadas com a saúde e o bem estar dos alunos da escola.

Envolvimento dos alunos e distribuição de tarefas:
Os alunos envolveram-se nas atividades do Dia Mundial da Alimentação, na elaboração de cartazes e na construção de uma banca de alimentos biológicos. Os produtos foram trazidos por alunos, professores, auxiliares e alguns oferecidos por uma empresa agrícola local, de culturas hidropónicas. Os alunos da Brigada da Cantina organizaram e montaram a banca. Posteriormente procederam à venda dos produtos. É uma atividade que os entusiasma bastante. A brigada da cantina recolhe os legumes e vegetais provenientes da pequena horta existente na escola, assim como também dela cuida. Estes produtos são usados na cantina ou no bar da escola. Também aqui, quando é possível alguns alunos cooperam na preparação e confeção dos almoços a serem servidos. Os alunos fazem a recolha semanal dos restos vegetais provenientes da preparação das refeições na cantina e depositam-os no compostor da escola. Aqui, os alunos fazem uma escala desta tarefa.A participação no Banco Alimentar é sempre feita com muita satisfação e empenho, fazendo-se esta atividade por turnos durante dois dias num fim de semana em cada campanha. Os alunos também costumam participar numa atividade que se designa por "Restolho - uma segunda colheita para que nada se perca", numa das explorações agrícolas locais em articulação também com o Banco Alimentar e Município, da qual fomos merecedores de um prémio/certificado que vai em anexo. Este ano o tema a ser analisado era a Obesidade Infantil. Não decorreu como o previsto, no entanto, pediu-se já no 3º período a alguns alunos que elaborassem uma Banda Desenhada sobre o tema. Escolheu-se o melhor trabalho de um aluno que segue em anexo.

Divulgação à comunidade educativa:
A divulgação das atividades é feita na sua maioria através do Clube do Ambiente que também dá o seu arranque. Outras são feitas através dos alunos e professores, e ainda, através do blog da Biblioteca Escolar ou outros recursos digitais.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Anexos: