Trabalhos 2019/2020

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Atividade:  [2] Eco-Ementas (profissional)

Escalão: ensino profissional

Ementa:
Ementa Primavera/Verão:
Duo de cremes de legumes
Quinoa, ratatouille e espetada de frango
Delícia de morango
Limonada de frutos vermelhos

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
A nossa proposta de ementa sugere uma distribuição equilibrada dos diferentes tipos de ingredientes que devem compor uma refeição saudável (proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais).
O valor energético total desta refeição é de aproximadamente 673 Kcal por pessoa.
Tendo em conta que a origem destas kcal são provenientes, na sua maioria de legumes e de carnes brancas de produção regional sustentável, ingredientes estes obtidos no mercado local de Vila Verde, consideramos que se trata de uma proposta mais do que adequada para ser servida na cantina da nossa Escola. Além disso, os custos de produção deste menu são de 2,37€ por pessoa, o que faz com que também seja viável em termos financeiros.
A turma do 2ºano do curso de cozinha iniciou este projeto pesquisando os produtos mais adequados à população juvenil, quer a nível calórico quer a nível nutricional. Após a elaboração das ementas, por grupos, cada um defendeu a sua escolha com os argumentos da sazonalidade, da regionalidade dos produtos, das opções de saúde (celíacas, por exemplo), do preço dos produtos e da exequibilidade numa cantina escolar.
Após o debate, a turma decidiu escolher a ementa apresentada, como sendo o melhor de todos os grupos.
Alguns dos argumentos para a nossa escolha foram:
Fruta e Legumes
Consumir fruta e legumes da época é a melhor forma de aproveitar todo o sabor desses alimentos, e desta forma conseguimos tirar melhor partido da relação entre a qualidade e o preço. A fruta e os legumes são essenciais numa alimentação saudável. Por dia, o mínimo é de cerca de 400 gramas ou 5 doses. A fruta escolhida para a sobremesa (morangos) e para a Bebida (limão e frutos vermelhos), são frutos da época da primavera e verão, e na nossa região existem bastantes cultivos desses frutos.
A escolha das curgetes rijas, pesadas e sem manchas permite que este legume pode ser usado com ou sem pele. O uso do tomate é rico em licopeno, um antioxidante com muitos benefícios para a saúde. O alho tem um aroma forte característico, permitindo a redução do sal, assim como as ervas aromáticas. A pimenta e o limão aromatizam a carne. Prefira os legumes frescos ou congelados. Os produtos enlatados têm conservantes, como o sal. Ao consumi-los, podemos ingerir sal sem nos darmos conta.
Frango
Com o aumento da população mundial, existe a enorme preocupação com o aumento do consumo de carne, com a escassez de recursos e com o impacto ambiental. Os benefícios da avicultura para o meio ambiente, em comparação com outras espécies, ficam evidenciados com os valores de CO2 utilizado na criação das várias espécies. O frango escolhido para a nossa ementa é uma carne mais magra e, em geral, explica o seu baixo valor energético. Outra vantagem nutricional desta carne branca é a riqueza vitamínica, sobretudo de vitaminas do grupo B. É preferível optar por carne magra, como coelho, frango e peru. A ingestão de teores elevados de gordura está associada ao aumento do nível de colesterol no sangue. Antes de confecionar carne de aves, como frango e peru, retire a pele. A maior parte da gordura encontra-se nesta.
Quinoa
A quinoa é rica em proteínas e ajuda no fortalecimento muscular. Além do seu elevado teor em proteínas e gorduras polinsaturadas, é também rica em potássio, magnésio, cálcio, fósforo e ferro. As fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. É isenta de glúten sendo, por isso, considerada como uma excelente alternativa para pessoas com doença celíaca, já que não contém glúten. A quinoa foi considerada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) como o alimento mais completo do reino vegetal para o consumo humano.
Laticínios
O iogurte é rico em proteínas, cálcio e fósforo. Escolha iogurtes magros e sem açúcar adicionado. Estes incluem menos calorias e menor quantidade de gordura saturada, o que favorece a saúde cardiovascular. É do conhecimento científico que os laticínios são uma das principais fontes de cálcio e que este é indispensável à saúde dos ossos. Os laticínios contêm um alto teor de proteínas essenciais e vitamina D.
A ementa foi confecionada pelos alunos nas aulas práticas e vai ser servida a toda a comunidade escolar, na cantina, no próximo mês.

Registo fotográfico:

Informação extra: