Trabalhos 2019/2020

Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)

Atividade:  [1] Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo e secundário)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário

Ementa:
Entrada: sopa de cogumelos frescos
Prato Principal: frango salteado com legumes e batata doce
Sobremesa: semifrio de morango
Bebida: Sumo de maça e limão

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
O Projeto Eco-Ementas foi lançado a todas as turmas da escola, sendo que a única turma que se mostrou interessada foi o 2º ano do Curso Técnico de Agropecuária.
Esta ementa foi elaborada principalmente por 4 alunos, com o apoio dos professores da área técnica, nomeadamente, da componente agrícola.
Os alunos tiveram em conta um aspeto essencial: sendo esta uma região fortemente agrícola todos os produtos teriam de vir de produtores locais. Assim, tirando a gelatina, todos os produtos podem vir de produtores da região Oeste, alguns bem próximo da escola. Desta forma o gasto no transporte dos ingredientes será reduzido ao mínimo, pretendendo-se também melhorar a economia local. Para a elaboração da ementa foi realizado um trabalho de pesquisa exaustivo por parte dos alunos, com a preciosa ajuda dos produtores locais sobre os produtos mais adequados a cada estação do ano. Desta forma, poderíamos ter produtos mais frescos e também mais baratos. Os produtos escolhidos são uma referência na zona Oeste, principalmente a batata-doce, maça, limão e os morangos, sendo possível obter todos estes alimentos com origem em agricultura biológica. Também se quis dar alguma inovação na ementa com a introdução de cogumelos frescos, alimentos saudável e pouco calórico, também com alguns produtores da região. A escola do frango como fonte de proteína deveu-se ao elevado número de aviários na nossa região, bem como, ser esta uma das carnes cuja produção apresenta menor impacto no ambiente.
Como foi mostrado na ementa, o valor energético das refeições situa-se em valores adequados aos jovens consumidores da cantina da escola. Também se teve o cuidado de pensar em refeições que fossem adequadas preparar numa normal cantina escolar.  
O valor total da ementa para 4 pessoas é de 2365 Kcal, como se apresenta nas tabelas da informação extra.

Registo fotográfico:

Vídeo da confecção do prato e resultado final:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Informação extra: