Trabalhos 2019/2020

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Atividade:  [1] Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo e secundário)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário

Ementa:
- Gaspacho lusitano com hortelã;
- Frango assado com limão e arroz português de couve lombarda, com salada de cenoura e milho;
- Mousse de maçã;
- Água aromatizada com limão, pepino, hortelã e canela

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
Registo das principais etapas:
Numa primeira etapa, os alunos pesquisaram em diferentes meios (internet, livros, revistas da especialidade, ementas de restaurantes e da cantina escolar) produtos e pratos que refletissem as caraterísticas pedidas para a elaboração de uma ementa sazonal primavera/verão, saudável, sustentável e replicável no contexto de uma cantina escolar.
Numa segunda etapa, e em grupo de turma, foi feito um brainstorming para chegarmos a uma refeição completa e saudável para apresentar no desafio Eco-Ementas.
Numa terceira etapa, cada turma apresentou a sua proposta com base nas caraterísticas definidas e foi feita uma votação para os pratos que mais se identificam com esta realidade.
Os alunos tiveram, também em conta, a sua experiência como consumidores das refeições da cantina escolar para contribuir para uma ementa que seja apelativa.
A escolha dos legumes e frutas recaiu nos produtos das hortas que povoam a região e até a própria escola. Todos temos alguém com uma hortinha que dá tomates, pepinos, cenouras e ervas aromáticas. A ideia principal foi utilizar os produtos das hortas domésticas.
Foi escolhido o tomate (verão), pepino (verão), pimento (verão) para elaborar uma sopa fria com caraterísticas mediterrânicas e muito conhecida da nossa gastronomia, o Gaspacho. Optou se pelo toque fresco da hortelã (cultivada em qualquer altura do ano, sendo o período de floração entre junho e setembro), para reforçar o uso de ervas aromáticas.
O frango, como carne branca saudável, cozinhada com limão (primavera/verão) também característico desta época do ano e o arroz das nossas lezírias com couve lombarda (primavera) para quebrar com o tradicional arroz, acompanhado de uma salada colorida de cenoura (primavera/verão) e milho (verão) para uma combinação de cores no prato que não vai deixar ninguém indiferente.
A sobremesa saudável com o uso de maçãs (primavera) e iogurte natural, de fácil confeção, baixo custo e com um toque de canela para terminar em bem a refeição.
Tudo acompanhado com uma água aromatizada em que foram aproveitados o pepino e a hortelã do Gaspacho, o limão do frango e da mousse de maçã, assim como a canela, são a combinação perfeita para dar um toque leve e fresco à refeição.
Aspetos de Sustentabilidade ambiental considerados: Todos os restos de legumes, verduras e frutos não utilizados na confecção da refeição foram deitados no posto de compostagem da professora Andreia Ribeiro. Foram separadas as embalagens, papel/cartão e vidro.
Envolvimento da Comunidade: Participaram no desafio todas as turmas do curso de Restauração (Profissional e CEF) com 45 alunos e os professores da área técnica de Restaurante e Bar Andreia Ribeiro, Christine Iglésias, Elsa Ramos e Francisco Torrão. Os professores e os alunos trouxeram os diferentes ingredientes de casa e das hortas dos pais, tios e avós, e até mesmo de vizinhos. Houve ainda uma pequena contribuição de uma funcionária da escola que possui uma quinta.
A ementa foi servida a um representante da Associação de Estudantes, da Direção da Escola, Coordenadora do Eco-Escolas e representante dos Encarregados de Educação.
Valor energético total da ementa: 1920kcal, Proteínas – 143.88g, Lípidos – 71.2g, Hidratos de Carbono – 144.32g
(Por pessoa - 480kcal, Proteínas – 35.97g, Lípidos – 17.19g, Hidratos de Carbono – 36.08g)

Registo fotográfico:

Vídeo da confecção do prato e resultado final:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Informação extra: