Trabalhos 2019/2020

Complexo Escolar dos Arcos (Óbidos)

Atividade:  [1] Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo e secundário)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
EMENTA:
• SOPA DE ESPINAFRES COM GRÃO E COENTROS
• CARNE DE PORCO COM COGUMELOS E PURÉ DE BATATA-DOCE E CENOURA
• SALADA DE ALFACE, CEBOLA, COUVE-ROXA E MILHO
• SOBREMESA: crumble de maçã saudável
• BEBIDA: Água aromatizada de citrinos

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
Os alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos começaram por pensar em contexto sala de aula e após alguma pesquisa, numa ementa semanal saudável e sustentável, que fosse exequível de confecionar na cantina da escola.
Após este trabalho houve um brainstorming com três representantes de cada turma para chegarmos a uma refeição completa e saudável de forma a apresentá-la no desafio Eco-Ementas. Cada turma apresentou uma ementa e foram votados os pratos mais fáceis de confecionar numa cantina escolar dentro do conceito saudável e sustentável.
Escolhemos a maçã e os legumes, para representar a nossa agricultura da zona Oeste, a utilização dos coentros, hortelã, foi uma escolha a pensar em alimentos saudáveis que devemos ingerir com frequência devido à elevada qualidade dos nutrientes que os constituem.
EMENTA:
• SOPA DE ESPINAFRES COM GRÃO E COENTROS
• CARNE DE PORCO COM COGUMELOS E PURÉ DE BATATA-DOCE E CENOURA
• SALADA DE ALFACE, CEBOLA, COUVE-ROXA E MILHO
• SOBREMESA: crumble de maçã saudável
• BEBIDA: Água aromatizada de citrinos
VALORES NUTRICIONAIS
Valor calórico (Kcal/) Proteína (g) Hidratos de Carbono (g) Dos quais açúcares (g) Lípidos (g) Dos quais saturados (g) Sal(g)
Por dose 781 40,3 82,4 41,6 37,7 8,3 0,5
4 doses 3124 161,2 329,6 166,4 150,8 33,2 2
Aspetos de Sustentabilidade ambiental considerados:
Todos os restos de legumes, verduras e frutos não utilizados na confeção da refeição foram deitados no posto de compostagem.
Foram também separadas as embalagens, papel/cartão e vidro.
Envolvimento da comunidade:
Participaram no desafio as turmas 5 turmas do 2º ciclo com cerca de 80 alunos e a nutricionista responsável pelos refeitórios do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, assim como a coordenadora do complexo escolar e professoras das turmas.
Os ingredientes foram fornecidos pela empresa de restauração coletiva afeta aos refeitórios do complexo escolar na sua maioria e, os restantes, foram dispensados pelo pelouro Saúde e Bem-Estar da Câmara Municipal de Óbidos e pelas professoras das turmas que efetuaram a respetiva atividade. A ementa foi provada por todos os alunos, inclusive pelos professores e técnica pertencentes ao projeto.

Registo fotográfico:

Vídeo da confecção do prato e resultado final:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.