Trabalhos 2019/2020

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)

Atividade:  [2] Eco-Ementas (profissional)

Escalão: ensino profissional

Ementa:
Entrada - sopa sazonal
Prato principal - Pernas de Frango panadas, no forno, c/Sour Cream
Sobremesa- Pera no forno com iogurte e mel
Bebida - Água aromatizada com citrinos e hortelã

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
Entrada: Sopa Sazonal
Prato Principal: Pernas de frango panadas no forno com sour cream
Sobremesa: Pera no forno com Iogurte natural
Bebida: Frescura de citrinos e hortelã
Valor energético total/pax – 1231Kcal
Custo /pax – 1.71€
A escolha da ementa a apresentar foi fruto de uma discussão conjunta entre alunos, formadores e outros elementos da comunidade educativa, partindo do princípio que as propostas deveriam responder não só à diversidade, exequibilidade e sustentabilidade, mas também às necessidades de quem necessita de energia para um dia de aulas. Foram apresentadas várias propostas para degustação e apreciação e posteriormente adaptada a que aqui apresentamos.
Relativamente à entrada (sopa), foram utilizados ingredientes sazonais e foi tido em conta o processo de confeção de forma a ser adequado tanto a nível nutricional (adição do azeite no fim) como da sustentabilidade (foram utilizadas também as cascas dos legumes que servem de acompanhamento ao prato principal).
No que diz respeito ao prato principal, considerou-se o acompanhamento de batata assada no forno, com casca, a fim de minimizar o desperdício e reduzir o número de ingredientes necessários para a refeição. Além disso, optou-se pela utilização do forno simultânea para as pernas de frango panadas, as batatas e para a pera (nossa sobremesa) de forma a poupar energia elétrica. Também se teve em conta a sazonalidade de todos os ingredientes adicionados, bem como a sua respetiva coloração conjunta. Tendo em conta que a ementa deve ser exequível em qualquer cantina escolar, optou-se pelo frango como proteína, uma carne tenra, do agrado dos mais jovens e sustentável a nível económico.
Para tornar os legumes salteados mais saborosos, reaproveitamos o caldo de legumes da sopa sazonal. Aqui utilizámos todos os ingredientes indicados na ficha técnica, e reaproveitamos os desperdícios das cascas dos legumes.
Quanto à sobremesa, a pera é uma fruta sazonal, conferindo um sabor adocicado que, conjuntamente com o mel substituem a adição de açúcar refinado e canela e o iogurte para o contraste do doce. Poderá ser uma forma diferente de ingerir fruta. A opção de maçã é igualmente plausível.
Para a bebida, os ingredientes escolhidos foram utilizados durante a elaboração dos pratos principais e da sobremesa, o que reforça novamente a preocupação da rentabilização de alimentos, com vista à sustentabilidade.
Na globalidade dos pratos anteriormente referidos, o valor energético do almoço encontra-se equilibrado e de acordo com as recomendações energéticas diárias. O cromático e as texturas foram aspetos evidenciados, que poderão despertar curiosidade e consequentemente a opção a aplicar a outras proteínas. Para temperos utilizaram-se algumas ervas aromáticas da horta- bio.

Registo fotográfico:

Vídeo da confecção do prato e resultado final:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Informação extra: