Trabalhos 2019/2020

Colégio D. Duarte (Porto)

Atividade:  [1] Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo e secundário)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Entrada: Sopa de legumes
Prato principal: Atum fresco com maçarocas de milho e tomates pequenos
Sobremesa: Híbrido de tangerina com morangos
Bebida: Água aromatizada com limão, canela e hortelã

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
Os alunos do 9º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, trabalharam a atividade Eco-ementa, integrada no Currículo, associado ao tema “Organismo Humano em ação”, sub-tema “Alimentação Saudável no Equilíbrio do Organismo Humano”.
Os alunos demonstraram muita curiosidade pelo assunto da alimentação, apesar de inicialmente terem conceções muito erradas acerca de uma alimentação saudável, uma vez que estão na idade de apreciarem a “fast-food”. Durante as aulas, os alunos aprenderam a importância de uma alimentação saudável, sustentável e nutricionalmente equilibrada.
No final da lecionação do tema, foi apresentado o desafio da atividade Eco-ementas, tendo sido desvendado todos os procedimentos associados através de documentos e vídeos disponibilizados pelo programa Eco-escolas. Os alunos tomaram contacto com as normas que implicavam pesquisa de informação sobre valores nutricionais e alimentação saudável, assim como sustentabilidade alimentar. O trabalho de pesquisa e cálculo realizado pelos alunos permitiu aferir a aquisição e interiorização dos conteúdos lecionados, assim como as competências para aplicação na sua vida. Procurou-se sensibilizar a comunidade escolar através da envolvência da Família na ajuda da execução de uma ementa saudável e sustentável (de acordo com os critérios apresentados pelo projeto ”Eco-ementas”) e colocando questões junto dos colaboradores do Colégio. A realização da ementa junto dos Pais e Encarregados de Educação propiciou momentos de debate e levou as aprendizagens da escola à cozinha da família, na tentativa de introduzir novas tendências no quotidiano familiar.
Os alunos entregaram as suas eco-ementas e, em aula, foi realizada a análise das mesmas, tendo em conta a diversidade de ingredientes usados e os pressupostos da alimentação saudável e sustentável. E, claro, o gosto alimentar dos alunos de uma turma desta faixa etária.
Após a avaliação final, os alunos chegaram à conclusão que, para preencher o melhor possível as condições requeridas, o melhor era realizar uma mistura das várias propostas apresentadas. Toda a turma trabalhou na nova ementa por ela estabelecida, calculando seu o valor e equilíbrio nutricional, assim como a parte económica.
Os alunos tiveram a atenção de escolher alimentos saudáveis, a maior parte deles de baixo valor económico e de rápida produção, para minorar o gasto energético e evitar interferir com a sustentabilidade das espécies. A generalidade dos alimentos usados são produtos da época - diminuindo a necessidade de processamento dos mesmos-, de nacionalidade portuguesa, o que limita a cadeia de transportes de distribuição e consequentes emissões estufa, contribuindo para a biodiversidade local e produção dos agricultores. É de referir, que ao longo da confeção é possível substituir a maioria dos elementos elétricos por trabalho manual, assim como a fonte de calor poderia ter origem na biomassa (fonte de energia renovável), utilizando fogões e grelhadores a lenha.

Registo fotográfico:

Informação extra: