Trabalhos 2019/2020

Escola Secundária Viriato (Viseu)

Atividade:  [1] Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo e secundário)

Escalão: 3º escalão: ensino secundário

Ementa:
A ementa apresentada no documento único que segue em anexo inclui sopa, prato principal, salada, sobremesa e bebida, cada uma das quais com a descrição imediata dos ingredientes, modo de preparação, valor nutritivo (energético, quantidade de glícidos, proteínas, lípidos e fibras), valor económico por agregado familiar de 4 pessoas, por pessoa e por aluno (em cantina, uma vez que possui custos um pouco inferiores).

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
A ementa sugerida é nutricionalmente saudável e equilibrada,apelativa ao palato e com potencial para ser aplicada na cantina escolar. O seu valor energético total ronda as 675 Kcal.
Trata-se de uma ementa vegetariana, proposta e selecionada em sede de concurso dinamizado pelos projetos Eco-Escolas, PES, i9 (oferta de escola) e a área de Cidadania e Desenvolvimento, para todas as turmas (3º ciclo e Sec. Regular e Profissional), com o intuito de valorizar os produtos locais (provenientes de pequenas hortas das famílias da comunidade educativa e produtos da estufa da escola), bem como de promover a dieta mediterrânica e a inovação gastronómica associada ao desenvolvimento agrícola sustentável .
De salientar que esta ementa vai, efetivamente,ao encontro da dieta mediterrânica, que" constitui um padrão alimentar e de estilo de vida que promove o bem-estar do Planeta”, incentivando “a utilização de alimentos locais e sazonais. Além disso, mais produtos de origem vegetal têm uma redução expressiva sobre a pegada de carbono, hídrica e ecológica.
A proposta de ementa aqui divulgada privilegia alimentos locais, da época e evita o desperdício. Mesmo muitos dos condimentos utilizados nesta ementa provêm de árvores (loureiro) do espaço verde da escola e/ou de plantas aromáticas cultivadas na pequena horta e estufa escolares.
De salientar que um alimento local, em regra mais fresco ( logo com maior concentração de qualidade nutricional), é produzido na proximidade, tendo uma cadeia de distribuição curta. Desta forma, o consumo deste tipo de alimentos promove a economia da região, tem um custo económico e ambiental inferior, comparativamente ao dos alimentos consumidos fora de época.
Finalmente, do ponto de vista pedagógico, o concurso das eco - ementas permitiu o desenvolvimento da organização (pela divisão de tarefas), autonomia, espírito colaborativo, a consciencialização ambiental e o estreitamento das relações - quer entre pares, quer no seio da família - porque "comer é, antes de mais, um ato social e de convívio".

Registo fotográfico:

Vídeo da confecção do prato e resultado final:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Informação extra: