Trabalhos 2019/2020

Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras - sede (Funchal)

Atividade:  [1] Eco-Ementas (para escalões 2 e 3: 2/3º ciclo e secundário)

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Ementa:
Entrada:
Sopa: Creme de abóbora e cenoura
Prato Principal:
Atum no forno, com ratatuille
Sobremesa:
Salada de fruta
Bebida:
Limonada (sem açúcar)

Anexar a ementa:

Memória descritiva:
A atividade de confeção do Menu foi iniciada num projeto da turma sobre a alimentação saudável e sustentável, tendo o tema sido debatido em diferentes disciplinas, como as Ciências Naturais e a Cidadania e Desenvolvimento, passando pela Matemática e pelo Português.
Começámos por fazer um inquérito aos alunos da nossa turma sobre os seus hábitos alimentares e partimos para a pesquisa de receitas arrojadas e de receitas mais tradicionais. Optámos por uma receita de fácil execução, com os mesmos produtos das receitas regionais: a batata, a batata doce e o atum, tão famoso por estas bandas!
A ementa produzida é nutricionalmente saudável e equilibrada, com poucas gorduras e açúcares (o valor energético total da ementa é de 4973kcal, e por indivíduo é de 1241,5 Kcal), apostando em alimentos frescos ou cozinhados sem recurso a água ou gorduras, de modo a que não perdesse nutrientes valiosos. Os valores nutricionais foram obtidos a partir de uma tabela complexa (Fonte: Tabela da Composição de Alimentos. Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P.- INSA. v 3.2 – 2018), mas que nos levou a compreender melhor o trabalho de construção de uma ementa equilibrada.
Para a realização deste menu, foram consideradas as culturas regionais da época da primavera, contribuindo para a possibilidade de se cozinhar estas receitas em qualquer casa da nossa ilha! A empresa que gere o refeitório da nossa escola aceitou implementar o nosso menu na cantina, numa data de celebração e divulgação das medidas de desenvolvimento sustentável – no dia da Terra. É um menu acessível orçamentado com um preço total de 17,445€ e um preço individual de 4,361€.
Para a confeção das receitas, contámos com a colaboração de todas as famílias, que contribuíram com produtos das suas hortas domésticas, ou produtos regionais que estão à venda nas suas tendas no mercado. À exceção do peixe, todos os produtos foram obtidos de culturas regionais, embora não possamos garantir que todos tenham sido de culturas biológicas. Os desperdícios na confeção foram reduzidos ao mínimo,usando a batata e a cenoura com a casca, e os que se produziram foram aproveitados para o compostor da escola.
O momento da confeção foi uma prova de fogo! Envolvemos pais, professores e funcionários, numa atividade na cozinha da escola, onde todos colaboraram de forma extraordinária. Divertimo-nos muito, e aprendemos a manusear os instrumentos na cozinha, a lavar os legumes e vegetais, a preparar os alimentos para a sua utilização no prato e até comemos alguns, que não chegaram ao tabuleiro!
No final, comemos TUDO, e estava delicioso! Aprendemos que não devemos comer sempre as mesmas coisas e que a alimentação saudável é deliciosa e não é cara nem complicada!
“O que eu gostei mais de fazer foi de decorar e cortar a comida – para além de ser uma comida divertida de fazer, e SAUDÁVEL!”
Matilde
“O que aprendemos foi que devemos ter uma alimentação saudável e não comer sempre as mesmas coisas todos os dias. Devemos ter uma alimentação saudável para termos um corpo saudável. Gostei muito de participar, e de comer também – estava tudo perfeito!”
Zé Pedro

Registo fotográfico:

Informação extra: